quarta-feira, 5 de agosto de 2009

BITUPITÀ VAI FICAR ISOLADO,DUNAS AVANÇAM,



Em Barroquinha, no litoral oeste, as dunas avançam sobre comunidades inteiras. O lugar, conhecido pelas belezas naturais aos poucos está sendo abandonado pelos moradores.
Embaixo das dunas ficava a comunidade do Venâncio, que desapareceu com o avanço das dunas.
Olhando de cima são 35 quilômetros de areia esculpida pelos ventos. Em algumas dunas, formam-se piscinas com a água das chuvas. Os moradores chamam o local de lençóis Barroquienses.
Um cenário belo e ao mesmo tempo perigoso. As dunas que se formam em Bitupitá vêm avançando cada vez mais rápido na direção das comunidades.
A escola da localidade, por exemplo, está a poucos metros da duna.
Em alguns pontos a imagem é de abandono: casas que já foram deixadas pelos moradores. E quem ainda arrisca ficar na região, vive assustado.
Agora a duna avança em direção da comunidade de Capim Açu. Cerca de 40 famílias estão na mira dos ventos e da areia.
É o caso do agricultor Antônio Oliveira. A duna gigante avança pouco a pouco para cima da casa dele. E mesmo sem dinheiro, vai ter que se mudar.
Os motoristas também sofrem. Os carros que transportam de Bitupitá para Barroquinha já tiveram que desviar o percurso 4 vezes.
Cadê aquela família da dona Fransquinha Teles?Será que eles não estão vendo isso em Bitupita o morro tomando de conta do Venâncio, será porque estão todos empregados na sua casa? Quer conhecer a família Teles é só dar poder. e o prefeito Ademar está omisso com os problemas de Bitupita, já esqueceu do distrito e foi cedo! a vice prefeita Clemilda não está nem aí para os problemas do distrito de Bitupita , só se preocupa como arrancar dinheiro da prefeitura, é a turma da mudança, para eles e para o povo nada.

3 comentários:

  1. lendo essa matéria, vem a lembrança das cobranças feitas por aqueles que se manifestavam sempre a favor de açoes para Bitupitá e toda essa região que sofrem com o avanço das Dunas. Falavam em descaso do poder público e que por "amarem" Bitupitá, sempre com demagogia, estavam lutando por melhores dias por esta terra. Imaginava-se com o poder que pensam ter, ajudariam realmente Bitupitá. criando comuniddes em Orkut, mobilizando pessoas, e buscando se apegar ao poder. claro que com isso facilitaria e que com certeza ele resolveriam imediatamente o poblema. VEJAM O QUE DISSE SR. OZANAM DIONIZIO marido da D. Fransquinha Teles algum tempo atras- "" Você que conhece aquele Paraiso certamente esta a perguntar : O que faremos para salvar Bitupitá? A coisa é muito complexa. Você que vai em Bitupitá eventualmente e que faz alguns anos que não vai lá, certamente choraria de tristeza, pela maneira como Bitupitá se encontra.Suas dunas estão envadindo a estrada deixando Bitupitá em completo isolamento.Indaga-se de quem é a culpa? Da população eu sei que não é. A culpa é sim das autoridades que durante muitos anos nada fizeram para resolver o problema e que continuam sem nada fazer."" LEIAM o que disse a Sra KÁTIA VALERIA, acho que pelos comentarios, Nora da D. Fransquinha Teles - ""É um verdadeiro descaso da Administração Municipal!!
    Logo em seguida as fotos do satélite, tem uma ligeira esplanação sobre as Dunas, para que possamos entender como esta situação chegou a este ponto crítico!!
    Vejam e se indignem com total barbárie e falta de respeito ao distrito de Bitupitá!!"". Vamos pessoal, 7 meses já fizerm alguma coisa? Os qu moram em Fortaleza já pelo menos visitaram Bitupitá? Sr. Ozanam, alem de menino de recado da Secretaria de Açao Social, o sr. já olhou com aqueles mesmos olhos o problema? Nada

    ResponderExcluir
  2. O pior é que nem aparece Ozanan, nem Ozanan Jr, nem Kátia Valéria, nem Fransquinha Teles, nem Rildo, nem Marlene, nem 14 Humilha, nem Clemilda, nem Ademar... não aparece NINGUÉM pra fazer alguma coisa!
    E olha que antes não passava um dia sem postagens sobre "administração coerente", "idéias revolucionárias". É isso aí, depois que ludibriaram o povo com demagogias e chegaram ao poder, SUMIRAM! Isso se chama OMISSÃO! ... podemos chamar também de "cara de pau"!

    ResponderExcluir
  3. Quero fazer uma pergunta, não existe nenhuma punição para pessoas que quando candidatas faziam promessas de melhorar as condições da comunidade e agora depois de ELEITOS não fazem nada, nem se quer dão explicação convincente ao povo que tornaram ELEITOS tais...respondam me porque omissão de socorro é crime, e omissão de poder não? pois se estão ELEITOS recebem um salário para exercer funções,obrigações,cargos a favor dos ELEITORES que por meio de impostos contribuem para quê quando chegar o dia do recebimento do salário dos ELEITOS, ESSE MESMO SALÁRIO NÃO FALTAR NENHUM CENTAVO, não deveriam estes mesmos ELEITOS cumprirem suas OBRIGAÇÕES? Se não cumprem,não deveriam perder o cargo, ou serem punidos de alguma forma? se existe punição, porque não é aplicada? se você sabe responder, responda(se os ELEITOS, buscam ao menos resolver os problemas do povo ou buscam somente seus próprios ganhos financeiros ?) RALFE.MPC...

    ResponderExcluir