terça-feira, 14 de julho de 2009

Irregularidades comprometem merenda escolar


O Diário do Nordeste inicia, hoje, a publicação de uma série de reportagem sobre desvios de finalidade na merenda escolar no Estado do Ceará. De Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, quando surgiu o primeiro caso de irregularidade na licitação da merenda escola, abriram-se suspeitas envolvendo outros municípios. Além de deixar crianças famintas, recebendo recursos próprios do Governo Federal, há também indicadores de desvio de dinheiro. A reportagem esteve presente em 16 municípios cearenses, para apurar casos de irregularidades
FIQUE POR DENTRO

Fraudes mais comuns segundo dados do MP

Tipos de fraudes mais comuns constatadas pelo Ministério Público ao avaliar práticas de gestores municipais: especificar de forma inadequada os gêneros alimentícios objetos da aquisição, o que permite comprar produtos com baixo valor nutricional e mais baratos, revertendo a diferença ao bolso do gestor; especificar inadequadamente os serviços a serem contratados ou fazer exigências desnecessárias com o objetivo de restringir o caráter competitivo do certame direcionando para um vencedor antes especificado em conluio com a administração; esconder ou não disponibilizar o edital de licitação; e por fim, a formação de cartel, na qual um grupo de empresas em conluio com a administração pública, combinam quem vai ganhar e quanto de propina vai pagar aos gestores. a cidade Barroquinha estar sobre supesta de irregularidades na merenda escolar.

Um comentário:

  1. A merenda escolar daqui de Barroquinha tá um caos! Nesses 06 meses os alunos das escolas merendaram no início o que tinha ficado da gestão passada, e quando esta acabou foi SÓ SOJA! O cardápio só mudou quase no final do semestre quando apareceram os OVOS. E o frango? Chegou na última semana. Será que só sopa de soja alimentava bem as crianças? Porque o frango não veio antes? O dinheiro da merenda tem, mas o que tá sendo feito com ele?
    Nas administrações passadas existia merenda de qualidade, diversificada e nutritiva. E agora? Agora os administradores estão preocupados apenas em “DEVORAR” o que é de DIREITO das nossas crianças. Se algum órgão fiscalizador viesse pra cá hoje, iria se deparar com o descaso e a omissão do poder público de Barroquinha com os nossos alunos, com a educação em geral.

    ResponderExcluir