terça-feira, 17 de maio de 2011

Hospital da Zona Norte já está com 50% concluídos

O segundo hospital regional de referência no Estado avança na obra, mas ainda não tem data certa para inaugurar
Sobral O Hospital Regional da Zona Norte (HRN) já está com 50% das obras concluídas neste Município. A data de inauguração, porém, ainda está indefinida. O governador Cid Gomes anunciou para o mês de agosto a inauguração da nova unidade, durante a realização do "Governo na minha cidade", dia 7 passado. A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), no entanto, acredita que ainda é cedo para definir uma data.

O complexo hospitalar atenderá à população de Sobral e mais de 55 Municípios. Terá capacidade de realizar cerca de 60 cirurgias por dia e 1.300 hospitalizações por mês. Serão 382 leitos, com 199 destinados à enfermaria, 113 de apoio, em que o paciente só poderá ficar no máximo 24 horas; e ainda 70 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), sendo 40 de cuidados máximos e 30 de cuidados intermediários. Com o novo hospital, a população estimada em 1,5 milhão de habitantes terá acesso à assistência especializada na própria região.

Investimento
De acordo com Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), 33% do valor aplicado para a construção do hospital vem do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investimento de R$ 133,5 milhões recebe recursos também do Tesouro do Estado (67%). Na aquisição de equipamentos, o Governo do Estado, com recursos próprios, investirá R$ 40 milhões. O foco desse serviço está no paciente com trauma.

O Hospital da Região Norte terá 54 mil m² de área coberta, construído no local onde por mais de 48 anos abrigou o parque de exposição da cidade. Serão 27 salas de cirurgias, oito para cirurgias gerais, cinco de cirurgias obstétricas, quatro de cirurgias ambulatoriais e dez para partos. Terá também o Centro de Atenção à Saúde da Mulher, com 32 leitos. Serão instalados ainda serviços de apoio como enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição, serviço social, ouvidoria e farmácia.

A moderna unidade de imagens, com funcionamento 24 horas, inclui ressonância magnética, tomografia computadorizada, angiologia, endoscopia digestiva e respiratória, ultrassonografias. A saúde da mulher terá espaço especial no hospital. O serviço de urgência e emergência em clínica médica, pediatria e cirurgia é a grande porta de entrada do hospital. Haverá um departamento exclusivo para o ensino universitário, com cinco salas de aula, duas salas para professores, moderno auditório com capacidade para 215 lugares, biblioteca para pesquisas e estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário