segunda-feira, 5 de julho de 2010

Coligação “Um Ceará Melhor para Todos” – PSB,PCdoB, PDT, PHS, PMDB, PMN, PP, PRB, PRTB, PSB, PSC, PSL, PT, PTB, PTdoB e PTN.

Cid Ferreira Gomes nasceu em Sobral (a 230 quilômetros de Fortaleza) em 27 de abril de 1963. Filho de José Euclides Ferreira e de Maria José Santos Ferreira Gomes, Cid convive com a política desde a infância. Na década de 1970, o pai foi prefeito do município de Sobral e nos anos de 1980, o irmão Ciro Ferreira Gomes, já dava início à trajetória político-partidária. Presidiu o Centro Acadêmico do Curso de Engenharia da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde se formou engenheiro civil.
Em 1990, conquistou o primeiro mandato eletivo para deputado estadual e exerceu o cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora. Quatro anos depois, já reeleito, se tornou o mais jovem presidente da história da Assembléia Legislativa do Ceará aos 32 anos. Foi eleito prefeito de Sobral com a votação recorde de mais de 64% dos votos do eleitorado. Em 2000, foi reeleito com mais de 60% dos votos. Mudou-se para Washington D.C, nos Estados Unidos, em 2005. Lá exerceu a função de consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Em 2006, foi eleito governador, já no primeiro turno, com 62,38% dos votos pela coligação “Ceará Vota para Crescer”, formada pelos partidos PSB, PT, PCdoB, PMDB, PRB, PP, PHS, PMN e PV. Cid Gomes é casado com Maria Célia Habib e tem dois filhos, Rodrigo e Matheus.

Domingos Gomes de Aguiar Filho (PMDB), nasceu em Fortaleza, no dia 09 de outubro de 1963, mas suas raízes estão ligadas ao município de Tauá. Formado em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi eleito deputado estadual em 1994, e desde então sempre ocupou cargos na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Foi duas vezes segundo vice-presidente, uma vez terceiro secretário e duas vezes quarto secretário. No seu quarto mandato parlamentar, foi eleito para a presidência do Legislativo Estadual.
Antes de entrar para a política atuava na área de Direito Público. Foi assessor especial da presidência do atual Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC) e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
Descendente de família política, Domingos Filho herdou do pai, Domingos Gomes de Aguiar, a vontade de dar continuidade à tradição, que iniciou com o seu bisavô, Domingos Gomes de Freitas, e do avô, Odilon Aguiar. De sua mãe, Mônica Moreira Gomes de Aguiar, recebeu as primeiras noções de política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário