sábado, 30 de abril de 2011

Prefeito Professor Ademar decpciona mais uma vez os professores de Barroquinha



Mais uma sessão polêmica na Câmara de Vereadores de Barroquinha. Ocorrida ontem (29), o clima esquentou durante a explanação do projeto 018/2011, que equipara o Piso Municipal dos professores ao Piso Nacional. Com o plenário lotado de professores, o presidente da APEOC, Antonio Francisco, iniciou suas palavras explicando aos professores e vereadores o projeto enviado pelo prefeito Ademar Veras, que segundo ele, não condiz com o que foi discutido e afirmado entre sindicato e prefeito.
Causou ainda mais revolta aos profissionais que ali se faziam presentes, no momento em que seus nomes estavam sendo anotados por um funcionário da Prefeitura e posteriormente ser entregue a Secretaria de Educação Diva Marinho, para serem chamados e talvez punidos.
Após toda essa explanação, chegou de repente a Câmara de Vereadores nada menos que o prefeito Professor ditador Ademar Veras, chamado de última hora para rebater as supostas acusações de falta de compromisso com a equiparação dos professores. Em seu discurso, justificou que o TCM não aconselhou a prefeitura pagar o retroativo a janeiro. Já em relação ao índice linear, afirmou que não poderia dá, pois ultrapassaria o índice da Folha de pagamento.

Abrindo espaço em seu discurso para perguntas, muitos professores reivindicaram do prefeito além da equiparação salarial, melhorias para educação. Uma das escolas citadas, foi a Escola da Ilha do Xavier, que segundo uma professora, vem funcionando com 4 alunos na sua sala. O prefeito disse que a referida só foi aberta para socializar a comunidade e não para aumentar a Folha de pagamento. O vereador Valdécio (PSB) ainda tentou entrar em acordo com o prefeito para que o projeto fosse revisto, na tentativa de atender os anseios dos professores. Mas o prefeito não concordou com a idéia do vereador.



Entretanto, o que polemizou a sessão foi o discurso do vereador Vicente Veras, que afirmou que o discurso do prefeito era apenas uma “balela” e que não acreditava nas promessas mentirosas. Vicente disse ainda que a história de não poder dá reajuste porque a folha está superlotada é mentira do prefeito. Tanto o vereador Vicente Veras, como os vereadores Valdécio, Andreína e Carmélia se retiraram da sessão, causando tumulto e acirrando os ânimos entre os ambos os lados.
O projeto deve ser apreciado e votado na próxima sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário