terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A NATUREZA TRIUNFA EM BITUPITÁ MAIS UMA VEZ


"Um tributo à Natureza"! Tem que haver estudos sérios de "impactos ambientais" por parte dos Órgãos de Meio Ambiente no tocante a implantação desses equipamentos em áreas frágeis como essas do Escossitema do Atlântico no distrito de Bitupitá.

Caso contrário, os riscos para as populações serão graves em decorrência do desequilíbrio ambiental. As dunas as quais tanto alertamos estão aí desafiando os homens estão estáticos! O momento requer seriedade, compromisso, ética e um trabalho eficaz realizado por profissionais que tenham compromisso com as as atuais e futuras gerações.
Ou se chamam as Universidades para compartilhar desse momento crucial ou então o futuro de várias comunidades do município de Barroquinha, estarão seriamente comprometidas. Reaje Jorge de Moura, Secretário do PARISC, um ferrenho defensor desse Paraiso do Atlântico, ao tomar conhecimento dos resultados da AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA IMPLANTAÇÃO DE TORRES GERADORAS DE ENERGIA EÓLICA, no Pontal das Almas, distrito de Bitupitá (Fotos de Jorge de Moura), realizada último, dia 2, no referido distrito e que contou com as presenças do Profº Ademar Pinto Veras (Prefeito Municipal), Profª Clemilda Veras (Vice-Prefeita), Vereador Gleison Marinho (presidente da Câmara dos Vereadores), Dr. Paulo Trece (Promotor de Justiça da Comarca de Barroquinha), Silmara Erthal (Coordenadora da APA do Delta do Parnaíba), Eugência Medeiros (Coordenadora Regional do ICMBIO/Parnaíba-PI), Engº Agr. Edmundo Alves da Silva Filho (Presidente do COMDEMA), Jonas Ferreira Veras (Presidente da Colônia Z - 23), Vereadores, Secretários Municipais, Professores, Estudantes e a população em geral prestigiaram a Audiência Pública.
O representante da SIIF Energia do Brasil, Marcos Coelho usou de todos os meios para convencer a Plenária sobre a importância da instalação das "torres de energia eólica", elas levariam dividendos para o município porém foi voto vencido. A população e as autoridades locais se posicioram contrário ao intento, primeiro, pelos sérios prejuízos já causados nas comunidades onde essas estão instaladas no vizinho município Camocim, em Amarelas, as residências estão rachando em decorrência da implantação das ditas torres, porque não houve um estudo sério de impacto ambiental e sem esse, o desequilíbrio é uma resposta da Natureza por sentir-se agredida covardemente pelo homem.
Um dos mais fortes argumentos contra a instalação dessas torres no Pontal das Almas, Unidade de`Preservação Permanente, parte integrante da APA do Delta do Parnaíba, Sanuário de Reprodução de Espécies Marinhas (Peixo Boi, Tartarugas, Aruanã, Crustáceos, Peixes além de refúgio de centenas de aves do Brasil e do esterior que encontram nesse local, o seu habit seguro para se reproduzirem), foi o Promotor de Justiça que mostrou toda a problemática em decorrência dessas torres. Não há um estudo sério de impactos ambientais por parte dos Órgãos Estaduais. Não sou contra essa fonte de energia limpa porém, no Pontal das Almas, sou contrário. Argumenta o Promotor.
A união em defesa do "Patrimônio Natural de Barroquinha - O Pontal das Almas", é uma coisa fantástica e essa atitude a sociedade comprova seu grau de compromisso para com a Natureza e reconhecem a importância desse Ecossistema para as atuais e futuras gerações. Esse é um dos mais belos cenários naturais do Estado do Ceará e um dos mais frágeis do ecosistema marinho. Não poderemos permitir mais um Crime Ambiental na Costa do Brasil. Desabafa Clemilda Veras, Vice-Prefeita do município, que desde o início posicionou-se contrária as instalações e que junto com a comunidade local, tem um histórico de trabalho em benefício da integridade desse Bioma há mais de 15 anos. Não a destruição de Bitupitá! Reage!
A Professora Lúcia Helena destacou o trabalho da população em prol da preservação ambiental, lembrou os 15 anos de lutas em prol da recuperação das áreas degradadas dos manguezais e hoje o que vemos é a pronta recuperação desses e, querem mais uma vez destruir. Nossa posição é firme: "Não as Torres Geradoras de Energia Eólica no Pontal das Almas"! Isso é crime! Lamentamos, se o licenciamento para implantação dessas torres no Pontal das Almas forem dadas, não hesitaremos em DENUNCIAR, nos Organismos Internacionais, os òrgãos estaduais responsáveis por tais licenciamentos, eles terão que responder criminalmente por esse crime ediondo praticado contra a Natureza. Temos que defender nossa comunidade, nós moramos aqui, e é aqui o nosso torrão amado. Desabafa em tom de revolta Lúcia Helena.
É unânime a "indiferença" da população com determinados setores do Meio Ambiente do Estado. A ausência desses Órgãos foi duramente criticada por parte da população e das autoridades presentes a Audiência Pública. Pela distância da capital é difícil se chegar a Barroquinha, ironiza a população. Seremos nós, filhos de Bitupitá, os soldados que estarão atentos na defesa intransigente do nosso Bioma e do nosso Patrimônio Natural, referência única no Ceará. Opinião de vários conselheiros do COMDEMA, que testemunham um desequilíbrio ambiental de graves proporções, o "avanço das dunas sobre Bitupitá" e que até o momento não vemos nenhuma ação por parte de empresários para solucionar essa problemática, que é um problema do povo de Barroquinha e das autoridades locais, do Estado e da Federação.
Outro grave problema que o distrito de Bitupitá enfrenta, são as vendas de "TERRENOS" da Marinha, patrimônio do povo brasileiro aos estrangeiros especialmente italianos. Na comunidade de Curimãs, essa prática está se tornando um roteiro, o COMDEMA e o PARISC levou ao conhecimento do Patrimônio da União (Gerência de Fortaleza), técnicos estiveram no local, porém até esse momento, nenhuma satisfação foi dada a Prefeitura local e aos dois Órgãos citados. É brincar com a cara da população. Destaca Sebastião Ferreira.
Ângelo Diniz, especial para o site www.avol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário