segunda-feira, 10 de maio de 2010

Preparação das várias chapas proporcionais

A maioria dos partidos ainda não tem uma definição dos seus candidatos a vagas nas casas legislativas
Enquanto os partidos políticos de médio e pequeno porte, vêm realizando reuniões internas a fim de discutirem a formação de suas respectivas chapas proporcionais, as maiores agremiações como PT, PMDB, PSB e PSDB preferem aguardar definições concretas no cenário nacional para discutir a formação da lista com os pretensos postulantes às cadeiras da Assembleia Legislativa e da Câmara Federal.
O Partido dos Trabalhadores (PT) só vai definir uma pré-lista dos nomes de pretensos candidatos a deputado estadual e federal no encontro que está marcado para a segunda quinzena deste mês em razão do adiamento do Encontro Estadual, de 24 de abril para 22 de maio.
Já o deputado estadual José Albuquerque, secretário Geral do Partido Socialista Brasileiro (PSB), explicou que a agremiação aguarda o governador Cid Gomes, presidente do PSB cearense, convocar a executiva estadual da legenda para discutir o cenário local e, principalmente, definir os nomes que deverão disputar as cadeiras da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa. "Estamos conversando todo o dia com os pretensos candidatos, mas uma reunião concreta para quem vai ou não para a disputa só depois da definição do cenário nacional, o governador é quem vai convocar", ressaltou.
PMDB
O secretário Geral do PMDB, João Melo, disse que levantou a discussão sobre a chapa proporcional no encontro estadual da agremiação, realizado em 17 de abril, na cidade de Várzea Alegre. No entanto, os dirigentes da legenda acharam melhor debater em uma reunião própria, na sede estadual da legenda, por volta do fim do mês de maio ou no início de junho.
"Essas definições (nacionais) poderão estimular ou desestimular candidaturas. Na pior das hipóteses, se o PMDB estiver fora da aliança estadual, muitos candidatos deverão repensar suas postulações, então achamos mais prudente esperarmos, até porque, quem realmente quer ser candidato, já tem que estar preparado pelo menos há dois anos", colocou.
A discussão da chapa proporcional do PSDB está sendo feita pelos próprios deputados estaduais e federais do partido. Segundo o líder do partido na Assembleia Legislativa, deputado João Jaime, os debates deverão se aprofundar somente nas proximidades das convenções partidárias, em junho. "Estamos nos reunindo e vendo as possibilidades, mas vamos intensificar essas discussões e fazermos mais reuniões, somente a partir dos próximos dias", colocou.
A dificuldade do PSDB, principalmente na chapa para deputado estadual, é fazer coligações, pois, como a agremiação dispõe de candidatos com potencial expressivo de votos, as demais legendas temem não elegerem nenhum representante por causa do grande número de votos dos postulantes tucanos. O único partido que, por enquanto, deve se coligar com o PSDB é o Democratas (DEM), pelo fato de seu presidente estadual, o ex-deputado federal Chiquinho Feitosa, almejar a primeira suplência do senador Tasso Jereissati (PSDB), disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário