quinta-feira, 30 de abril de 2009

LICITAÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLA DEIXA DUVIDA


O prefeito professor Ademar pregava em sua campanha política se eleito for a minha administração será transparente, quando passa a campanha vai tudo para água abaixo. Vamos trabalhar de uma forma diferente administrar. Nossa obrigação é fazer com que o município trabalhe em todos os sentidos, atendendo a todos de maneira igualitária a se fosse verdade. Uma das coisas que mim chamou muito atenção nesta semana em Barroquinha foi a licitação dos transportes escolar. Participaram cinco empresas sendo que o presidente da licitação desclassificou logo três empresas ficando somente duas. Vejamos o prefeito Ademar dividiu as rotas em duas áreas, sendo que uma das empresas que ganhou foi a do senhor Chico Ricardo e a outra empresa que ganhou foi o senhor Roque, e ai foi aonde mim chamou mais atenção essas mesmas empresas que ganharam em Barroquinha ganharam também em Camocim não dar para agente fica com a mosca por trás da orelha a outra que mim chamou atenção que na administração passada a empresa que ganhou pagava por quilometro rodado a quantia de R$ 1,40 , e agora a as empresas vencedoras estava pagando R$ 1,00 quilometro rodado.Ora se o governo federal deu aumento para os transporte escolar e agora nesta nova gestão baixou o preço do quilometro, quem é que ta ficando com o troco.Não da para agente entender, se tudo subiu pneu,combustível e peças em geral.Ha Brasilllllllllll.Essas duas empresas deram a sua ajuda na campanha politica ou é muita conhecidência ganhar em Barroquinha e no Camocim.Acorda Barroquinha

A PREFEITURA RECEBEU NO MES DE ABRIL MAIS DE HUM MILHÃO

A Prefeitura de Barroquinha neste mês de Abril entrou nos cofres do município a cifra de mais hum milhão de Reais no município com uma população de 15 mil habitantes.
la vou eu o prefeito de Barroquinha quer engana a população da cidade só com festa, você criticava a administração passada com a realização de festa só nestes 04 meses de sua administração você já gastou muito mais de trezentos mil com festa.O prefeito falou de crise na câmara que crise!
prefeito o que é que você estar fazendo com tanto dinheiro o que agente observa é a população desiludida, é a sua turma do 14 que humilhai só fala humilhando o povo, outra coisa que gostaria de chamar atenção do prefeito é o local a onde foi colocada a biblioteca municipal é vergonha o local. Os alunos que precisa da biblioteca não pode fazer um trabalho na biblioteca porque não tem espaço é um local não adequado para uma biblioteca.
Será que o senhor colocou esta biblioteca neste local só foi para ajuda o proprietário da casa que foi um dos cabras eleitorais na sua campanha, será que não tinha outro local melhor.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Maioria dos municípios corre risco de ficar sem os recursos para educação

Mais de 3.600 municípios correm o risco de deixar de receber os recursos federais destinados ao ensino público, por ainda não terem prestado contas de quanto investiram em educação no ano passado.
Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), até a tarde de hoje (29) apenas 1.870 das 5.564 municípios (ou 33,6% do total) haviam apresentado ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) a prestação de contas. Os 3.694 (66,4%) têm até amanhã (30), quando termina o prazo, para repassar os dados.
Pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o município, o estado e o Distrito Federal são obrigados a apresentarem as informações sobre os gastos com a educação. A unidade da federação que descumprir a lei fica impedida de receber qualquer transferência voluntária feita pelo Ministério da Educação ou por outros órgãos do governo federal. Os recursos são para custear, entre outras coisas, a construção de escolas e creches, formação de professores ou a aquisição de veículos para o transporte escolar.
Agência Brasil

será que é perseguição

estou preocupado fico pensando se estou falando mau demais desta administração, mas ai vou buscar razoes para se falar bem e infelizmente não acho uma coisa se quer poderia falar da aquisição de um terreno para a construção das casas populares,mas até agora o prefeito não se manifestou para aquisição do terreno, para as construção das casas.
Os PSFS até agora não funciona, como deveria funcionar e a saúde esta de mal a pior
dispensas de licitação
absurdas licitações questionadas na câmara,essa do Carnaval e agora do transporte escolar, quando as duas empresas que ganharam em Barroquinha são as mesmas que ganharam em camocim é um conhecidência muito grande ou é coisa combinada.
projetos e leis empurradas garganta abaixo do povo
mal uso do dinheiro publico
descaso com professor e perseguição
descaso com estudantes
pagamentos indevidos
saúde um desespero
alguém por favor me mostre algo bom que vem de lá por favor... não quero ser injusto

terça-feira, 28 de abril de 2009

O que estar acontecendo com o site da prefeitura


O site da Prefeitura de Barroquinha, estar em manutenção deste de Janeiro já faz quatro meses. Gostaria de fazer uma pergunta ao senhor prefeito é falta de funcionários para alimentar o site ou por não ter matéria para o site.

Estamos próximos à semana o município era para o site divulgar o que vai acontecer no nosso município à programação, as atividades, as bandas que vam tocar.

Os nossos irmãos que mora em outros estados gostariam de saber o que estar acontecendo no seu município, principalmente na administração. Senhor prefeito este site não tem previsão para voltar e até quando vai fica esta manutenção técnica, é uma coisa tão fácil de ser resolvido.
Este é retrato da administração está manutenção.

ESTA O PREFEITO DEVERIA LER


olá caro blogueiro gostaria que publicasse meu desabafo ou meu recado ao Prefeito Ademar.


caro amigo Professor Ademar, sou seu eleitor votei no senhor para prefeito e no Gleison para vereador, acreditei nas suas promessas de campanhas ea ser tudo transparente no papel, prometeu emprego para mim a minha família, pois aquilo que o senhor dizia era realidade e o senhor me mostrou que era possível fazer, mas para minha surpresa, já se passou quase quatro meses e o senhor ainda não fez nada, pelo contrario o senhor deixou nossa cidade parada , e quero deixar claro para o senhor que Barroquinha não precisa construir o futuro e sim o presente ,e além de tudo quero deixar claro que achei errado o senhor manda pintar os prédios cor de rosa choque. o vereador que eu voltei só pensa mais nos interesses do prefeito do que no povo de Barroquinha ,e vou além o que mais me intriga é que com quase 04 messes de administração o senhor não enviou um projeto para câmara que se possa dizer útil.Prefeito, outra coisa que me chateia é o senhor dizer que não liga para o que dizem ,é prefeito o senhor não liga mas nós que apostamos no senhor somos envergonhados nas ruas pelos nossos amigos, pela sua má administração, lógico que não te afeta , mas nós senhor prefeito, estamos sendo motivos de piada na cidade, portanto prefeito o senhor tem que ligar sim para opinião publica, pois nós nas ruas é que pagamos o pato, outra coisa prefeito, não tenho nada contra o Rildo,Pepeta,Laécio,as diretoras de Camocim e agora a filha da mariazinha e outras pessoas, mas olha até agora ,estas pessoas não fizeram nada somente ficam na rua se amostrando se dizendo os donos da cidade prefeito, gostaria que seus secretários estivessem a mesma humildade que eles tiveram quando foram na minha casa com o senhor pedir voto, agora eles nem olha nos nossos olhos, e mal nos atende, para encerrar prefeito te peço faça algo por Barroquinha o mais rápido possível, pois estamos sendo humilhados por ter votado no senhor ah já ia me esquecendo, não fale mal dos seus adversários, pois eles não mentiram até agora vamos trabalhar, e mostrar para eles que eles estão errados ainda há tempo.muito obrigado ...

Você esta feliz com prefeito da Sua Cidade?

mande o seu comentário que nós iremos publica.

domingo, 26 de abril de 2009

Dilma, a novidade e o futuro


O anúncio de que a ministra Dilma Rousseff teve um câncer diagnosticado e já inclusive, enfrenta tratamento de quimioterapia, pegou todo mundo de surpresa. No meio ´político, pelo menos, incluindo-se oposição e situaçãoAs primeiras informações parecem tranquilizadores e podem ser suficientes para acalmar eventuais interessados em "tirar proveito" de uma situação que interrompe a ordem natural das coisas. Ou seja, aquela tendência de que Dilma se confirmaria candidata do governo à sucessão de Lula à medida em que o tempo passasse encara, neste momento, uma inevitável dúvida.O passar do tempo, a forma como o processo se desenvolverá, o comportamento da própria Dilma, enfim, fatores novos passam a ser contados. De qualquer forma, este era o tipo de problema que não estava no horizonte governista em relação aos planos eleitorais para 2010.Enquanto isso, a ministra e Lula tocam a vida sem alteração na rotina. Amanhã, os dois viajam juntos de Brasília a Manaus para um encontro com governdores do Norte. Sob os olhos ainda mais vigilantes dos jornalistas e ainda mais atentos dos políticos.

sábado, 25 de abril de 2009

PREFEITURA VAI GASTAR 150 MIL REAIS NA SEMANA DO MUNICÍPIO


A Prefeitura Municipal de Barroquinha deve está bem do bolso, diferentemente dos demais municípios, onde a choradeira dos prefeitos é uma só.Pois bem. O prefeito Professor Ademar (foto) autorizou a contratação de várias bandas para animar a Festa do Município de Barroquinha, que acontece no período de 01 a 11 de Maio. Sabe quanto vai custar esse evento aos cofres da Prefeitura? A bagatela de 150 mil reais. é muito dinheiro para a Prefeitura torrar com a contratação de bandas. O prefeito Ademar não pode reclamar de crise financeira na administração de Barroquinha. A Prefeitura deve está nadando em dinheiro,interessante que a empresa que ganhou a licitação da semana do município foi a mesma que ganhou o do carnaval, é muita coincidência.
Quem estar muito alegre é o presidente da licitação o Rildo, que anda Rildo a toa kkkkkkkkkkkkk , e o povo como anda!arrependido,arrependido,arrependido.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

TIÉ EX. SECRETARIO DE TURISMO


O ex. secretário de Turismo de Barroquinha, Tié Araújo, admite que a estrutura da praia de Bitupitá, para que possa receber turistas, ainda é precária. Mesmo assim, defende que esse crescimento aconteça de forma consciente e sustentável. Para que a degradação ambiental não seja uma chaga e a localidade se mantenha como um paraíso do extremo oeste cearense.

tinha muitos plano para desenvolver o município, mas fui enganado eu muitos amigos pelo o prefeito, que fez tantas promessa de campanhas para o povo é só promessa e nada mais.

MAIS DE 500 MUNICÍPIOS NÃO RECEBEM REPASSE MENSAL DO BOLSA FAMILIA

"Por não terem cumprido requisitos mínimos estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 543 cidades brasileiras não receberam os recursos do programa Bolsa Família referentes ao mês de fevereiro. No total, foram destinados R$ 19,9 milhões a 5.021 prefeituras de todo o país para investimentos no programa. Os recursos são calculados com base no Índice de Gestão Descentralizada (IGD), que leva em consideração quatro indicadores: monitoramento da freqüência escolar e da agenda de saúde, atualização cadastral e cadastro válido. Os municípios precisam ainda ter assinado o Termo de Adesão ao Bolsa Família e estar habilitado no Sistema Único de Assistência Social (Suas). Para voltarem a receber os recursos nos próximos meses, os 543 municípios precisam registrar índices acima de 20% na freqüência escolar, com prazo até 28 de abril, e na agenda de saúde dos beneficiários, até 30 de junho. Outra exigência é que as prefeituras melhorem a qualidade das informações cadastrais e atualizem os cadastros vencidos. A suspensão dos repasses, segundo o ministério, não afeta o pagamento mensal das famílias beneficiárias do programa, que somam 11,1 milhões em todo o país. Elas podem continuar a sacar os valores nos postos de atendimento da Caixa Econômica Federal, por meio do cartão e de uma senha pessoal. O cálculo do IGD leva em consideração a população com renda de até meio salário mínimo per capita inscrita no Cadastro Único, além do desempenho da cidade na execução do Bolsa Família. O repasse é de até R$ 2,50 por família e, quanto maior o percentual de informações registradas nos sistemas, maior o volume de recursos a ser recebido pela prefeitura."(Agência Brasil)

EDUCAÇÃO MEC capacita operadores para acompanhamento de freqüência escolar


Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação (MEC) realiza, nos próximos dias 23 e 24 de abril, o Seminário Regional para a capacitação dos operadores dos 184 municípios cearenses. A abertura do evento acontecerá no Hotel Plaza Suítes, Rua Barão de Aracati, 94, Praia de Iracema, em Fortaleza. A Secad/MEC é a única responsável pela condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família (PBF), o que constitui o acompanhamento da freqüência escolar desse programa. Para o PDE combater a evasão escolar e apoiar a permanência e progressão escolar são referências fundamentais e o acompanhamento da freqüência escolar dos beneficiários do PBF é uma ferramenta estratégica para esses objetivos. O Estado do Ceará conta com aproximadamente 1.288.284 mil alunos beneficiários. Este tema é de vital importância, uma vez que representa o acompanhamento de 17 milhões de crianças e adolescentes de famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza, 32% dos alunos da educação básica do Brasil.

Dia de luta dos educadores

O Governo Lula instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, no dia 16 de julho de 2008. Quase um ano depois, ainda esperamos ver cumprida a Lei 11.738/08, que fixou o valor de R$ 950 para os profissionais com formação em nível médio, na modalidade Normal, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais. O artigo 5o da Lei dispõe que a correção do piso deve ser pautada pelo mesmo percentual de reajuste do valor mínimo nacional do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Mais da metade do fundo, 60%, é revertido para a remuneração dos profissionais do magistério.
Já nesse ano, o fundo teve aumento de 19,2%, fazendo com que o valor do piso de R$ 950, definido em 2008, fosse corrigido para R$ 1.132,40. O piso deveria ter começado a ser pago, em todo o Brasil, em 1o de janeiro de 2009, de forma progressiva e proporcional, para ter seu valor integralizado em 1º de janeiro de 2010. No entanto, governadores de cinco estados moveram Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei. O STF decidiu, então, suspender artigo que determina o cumprimento de 1/3 das 40 horas atividades fora da sala de aula e, ainda, incluir no salário base ou piso de R$ 950 os valores das gratificações instituídas por legislações anteriores. Dessa forma, o piso deixa de ser base para ser teto. É verdade que esse valor é insuficiente para atividade de professor, sempre exigindo uma carga excessiva de horas de trabalho. Mas, representa um começo. A Lei do Piso é uma conquista histórica, que pretende regularizar a realidade de mais de 60% dos municípios brasileiros que não pagam, sequer, valor aproximado ao piso, fora aqueles que não chegam a pagar o salário mínimo. No Estado, cerca de 80% dos municípios ainda não instituíram o piso. Outra determinação da Lei do Piso, da qual não podemos abrir mão, é a adequação, ao seu texto normativo, dos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração dos profissionais da educação dos estados e municípios onde existir e a instituição do PCCR onde não exista até o fim deste ano. É o que estamos, ainda, esperando acontecer. Porém, não aguardaremos sem nos mobilizar em prol do cumprimento da lei que institui o piso do magistério no valor de R$ 950. Hoje, 24 de abril, toda a categoria dos trabalhadores em educação do Brasil permanecerão de braços cruzados, em favor do piso e contra a morosidade em se instituir o que já é lei neste País. Em defesa dessa bandeira, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, que nós presidimos, encaminhará à Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) recomendação para a fiscalização do cumprimento à Lei do Piso nos municípios cearenses. Fora isso, estaremos lançando, no próximo mês, cartilha sobre o Piso Salarial Nacional do Magistério; ao mesmo tempo em que organizamos a realização de seminários regionais sobre o piso no interior do Estado. A educação, sozinha, não transforma a sociedade.
Na ausência dela, porém, a sociedade não muda, nos dizia, sabiamente, o maior filósofo da educação, Paulo Freire. Queremos que a sociedade se transforme, mudando, assim, a sua essência para a de uma coletividade igualitária, humana, coerente, fraterna e justa. Não desistamos diante às dificuldades porque estamos bem mais perto que antes. A lei já existe. Precisamos agora garantir que ela seja cumprida integralmente.
Artur Bruno Deputado Estadual

Deputado cobra ação de prefeitos

O deputado Artur Bruno voltou a reclamar dos prefeitos do Interior a cobrança dos impostos municipaisO deputado Artur Bruno (PT) levou novos dados à tribuna da Assembléia Legislativa sobre as arrecadações municipais. Os números, segundo o parlamentar, são baseados em um estudo levantado por ele, observando informações do BNDES, TCM, IBGE e da Caixa Econômica Federal. Na semana passada, o petista havia apresentado uma pesquisa que detectou a baixa arrecadação de impostos da quase totalidade dos municípios cearenses.A reclamação do parlamentar sobre a arrecadação dos municípios é recorrente. Por várias vezes Bruno levou à discussão para a tribuna da Casa com o mesmo foco: se os municípios não arrecadarem devidamente seus tributos permanecerão dependendo de verbas federais e estaduais.Em síntese, os dados apresentados ontem, não diferem das informações dadas por ele na última semana, de que a arrecadação municipal precisa melhorar. “Nesta pesquisa chegamos a seguinte conclusão: para ser valorizado tem que saber arrecadar e saber gastar”, destaca o deputado.De acordo com Bruno, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2008 mostram que poucos são os municípios cearenses que têm legislação e instrumento de política urbana que considera “essencial para a previsão, implementação e atualização na cobrança de impostos de competência própria”.Ocupação do soloEle afirma que dos 184 municípios do Estado do Ceará, apenas 63 possuem a lei de uso e ocupação do solo, 70 têm Plano Diretor, 63 não têm cadastro de Imposto sobre Serviços (ISS) e somente 107 têm Código de Obras e Posturas, além de outros. Para Bruno, isso significa que poucas são as prefeituras que se preocupam em elaborar suas leis municipais, que dentre suas utilidades, está a de permitir que os municípios façam empréstimos e convênios com organizações não governamentais e com o Governo.Bruno chamou atenção para o fato de que a Lei de Responsabilidade Fiscal é clara ao determinar que todos os municípios precisam ter sua arrecadação própria, mas lamenta que sete municípios sequer tenham legislação sobre a cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). “Os municípios arrecadam pessimamente e gastam muito mal. Ou é por ineficiência, por inoperância ou por incompetência”. Ele aponta que é crime de responsabilidade do gestor omitir-se de arrecadar os tributos próprios.

CEARÁ JUNINO


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) anuncia a abertura das inscrições para o XI Edital Festejo Ceará Junino, no valor de R$ 900.000,00 (novecentos mil reais) oriundos do Fundo Estadual de Cultura (FEC), distribuídos nas categorias “Festival de Quadrilha Junina”, e “Apoio aos Grupos Juninos”.Na categoria “apoio aos grupos Juninos”, serão selecionados até 58 (cinquenta e oito) projetos, no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reias) cada, já na categoria “Festival de Quadrilhas Juninas”, serão selecionados até 20 (vinte) projetos, no valor de R$ 16.000,00 (dezesseis mil reais) cada. O proponente selecionado destinará desse valor R$ 10.000,00 (dez mil reais) par despesas oriundas do projeto e R$ 6.000,00 (seis mil reais) para premiação das quadrilhas juninas participantes das Etapas Regionais. Serão contempladas 78 (setenta e oito) ações culturais que mantenham vivas às tradições juninas com apresentações de quadrilha junina, grupos musicais regionais (sanfona, zabumba, triângulo, pandeiro), quermesses, festival de comidas típicas e manifestações artísticas tradicionalmente populares. Este ano serão destinados 50% (cinquenta por cento) dos recursos previstos neste edital para projetos advindos do interior do Estado. As propostas de inscrição deverão ser entregues até o dia 11 de maio de 2009, em envelope lacrado, protocolado na sede Secretaria da Cultura, no endereço: Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, Cambeba (prédio da antiga SEAD, Fortaleza/CE (CEP: 60.839-900). Mais informações sobre o Edital do XI Festejo Ceará Junino 2009, poderão ser obtidas pelo site: www.secult.ce.gov.br, pelos telefones, (85) 31016765, SIEC - Secretaria Executiva do SIEC /SECULT ou através dos e-mails: siec@secult.ce.gov.br.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Greve na Educação: Sindicato APEOC vai à luta nesta sexta-feira


Trabalhadores em Educação do Ceará, mobilizados em defesa do Piso Salarial, Plano de Carreira e Pagamento Já da Progressão Horizontal!
NOTA OFICIAL
Nós, trabalhadores da educação, diante da não implantação do Piso Salarial nos estados e municípios brasileiros, decidimos realizar, nesta sexta-feira, 24 de abril, uma greve de advertência de 24 horas para exigir o imediato cumprimento da Lei 11.738, sancionada em julho de 2008 pelo Presidente Lula e que está em vigor desde janeiro de 2009.
Convocados pelo Sindicato APEOC, os professores cearenses paralisaram no último dia 02 de abril e realizaram manifestações na Assembléia Legislativa do Estado e Câmaras Municipais. E, para dar continuidade à nossa luta, o Sindicato APEOC conclama toda a Categoria na capital e interior para a greve de 24 horas, participando da Agenda de Mobilização APEOC/CNTE:
· Na última quarta-feira, dia 22/04, às 14h30minh, Ocorreu Audiência Pública na Assembléia Legislativa em que foram discutidos temas como: Piso Salarial, Plano de Carreira, Pagamento da Progressão Já, Concurso Público e Gestão Democrática. Já a reunião com a prefeita Luizianne Lins, que estava agendada também para a quarta-feira, dia 22 de abril, foi transferida para esta sexta-feira, dia 24, as 14horas.
· Dia 24 de abril, sexta-feira, Paralisação Nacional dos Professores na Luta pela Implementação do Piso. Haverá Manifestação e Passeata com concentração dos professores às 9 horas em frente à Assembléia Legislativa do Ceará e Secretaria Municipal de Educação.
Mobilize sua escola!

SINDICATO APEOC: Não fique só, fique sócio!
http://www.apeoc.org.br/
(85) 3064-3212

PREFEITO DE QUIXERÉ TEM DIPLOMA CASSADO

O prefeito de Quixeré, Raimundo Nonato Guimarães Maia, o "Pitiúba", teve seu diploma cassado pelo juiz Francisco Eduardo Fontenele Batista, da 9ª Zona Eleitoral de Russas. Ele atendeu ao pedido do Ministério Público Eleitoral, por meio do promotor Herton Cabral no processo de número 3142. Em seu despacho, o juiz julgou parcialmente procedente a ação por “captação e gasto ilícitos de recursos na campanha majoritária”. A ação do Ministério Publico foi julgada no último dia 14 e publicada ontem, 22 de abril. O prefeito cassado, Raimundo Nonato, já se encontra em Fortaleza acompanhado do seu advogado, Virgílio Maia, dando entrada em um recurso. junto ao Tribunal Regional Eleitoral

Programa minha casa,minha vida


Fila dobrando quarteirão, tumulto e muita desorganização, ontem pela manhã, na Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), onde está sendo realizado, desde ontem, o cadastramento no programa habitacional do governo federal ´Minha Casa, Minha Vida´, para famílias com renda mensal de zero a três salários mínimos residentes na Capital cearense.A insatisfação tomou conta da população, que começou a chegar às 21 horas da noite anterior, preparada para uma madrugada de chuva e frio, mas não viu o esforço ser recompensado. Pessoas que chegaram mais tarde foram atendidas antes, já que não havia distribuição de senhas, nem responsáveis para ordenar o acesso ao órgão. Mesmo sabendo que não seriam atendidos, muitos insistiram na espera. Idosos, grávidas, mães acompanhadas de crianças, expostas ao sol e ao calor, se ´acotovelavam´ em meio a jovens e trabalhadores ansiosos por realizar o sonho da casa própria. ´Deviam pelo menos nos dar alguma informação ou mandar um funcionário aqui fora para separar idosos e gestantes do restante do pessoal´, reclamava dona Expedita Lopes (40 anos), preocupada com a situação de gente como seu Francisco Soares (74 anos) e Oneida Barbosa, grávida de oito meses. Do outro lado, o trabalhador Antônio Firmino (57 anos) pedia que o cadastramento fosse estendido às regionais para evitar aglomeração.
A cidade de Barroquinha começa cadastra quando.

Governo antecipa R$ 1 bilhão para socorrer municípios

Para socorrer as prefeituras em função da queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2009, o governo federal vai antecipar R$ 1,06 bilhão das parcelas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A antecipação se dará nas parcelas de abril a julho e para os estados de Alagoas, Pernambuco, do Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí, da Bahia e Paraíba e seus respectivos municípios. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo Ministério da Fazenda. O cronograma atual previa o repasse de R$ 340 milhões da União para estados e municípios em abril. Com a alteração, o repasse do Fundeb neste mês será de R$ 780 milhões. As parcelas previstas para maio, junho e julho eram de R$ 440 milhões por mês. Agora serão de R$ 780 milhões, R$ 680 milhões e R$ 480 milhões respectivamente. O orçamento anual, entretanto, permanece em R$ 5 bilhões. Os adiantamentos serão compensados nas parcelas repassadas de agosto a dezembro. No mês de abril, por exemplo, o valor das parcelas mais do que dobram para os nove estados beneficiados com a medida. Alagoas, por exemplo, deveria receber R$ 12 milhões e terá R$ R$ 28 milhões. A Bahia e o Maranhão terão mais de R$ 100 milhões antecipados neste mês.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

A incompetencia de uma Prefeitura

A Prefeitura de Barroquinha tem demonstrado uma incompetência muito grande em sete licitações , seis já foram cancelada de acordo com as informações do Tribunal de Contas dos municípios,vamos aguardar os motivos deste cancelamentos,esperamos esclarecimento por parte do prefeito e o presidente da licitação.
Licitações Cadastradas para o Município de BARROQUINHA Período de 1 de Abril de 2009 até 1o de Maio de 2009Dados Gerados em 22/04/2009 - 13:47
Primeiro foi 15/04/2009 10:00h
PREFEITURA MUNICIPAL DE BARROQUINHA
Tomada de Preços2009.04.01.01.
FORNECIMENTO DE: GÊNEROS ALIMENTICIOS.OBSERVAÇÕES:INF: 88 3623-1803 - DN 04.04.09 - INFORMATIVO 067/09 [INFORMATIVO 069/09]CANCELADA
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Segundo foi 16/04/2009 10:00h
PREFEITURA MUNICIPAL Tomada de Preços 2009.04.01.02.
CONTRATAÇÃO DE: VEÍCULOS PARA O TRANSPORTE ESCOLAR E LOCAÇÃO DE OUTROS VEÍCULOS.OBSERVAÇÕES:INF: 88 3623-1803 - DN 04.04.09 - INFORMATIVO 067/09 [INFORMATIVO 069/09]CANCELADA
------------------------------------------------------------------------------------------------
Terceiro Licitação foi 17/04/2009 10:00h Tomada de Preços 2009.04.01.03.
CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE LIMPEZA PÚBLICA E COLETA DE LIXO.OBSERVAÇÕES:INF: 88 3623-1803 - DN 04.04.09 - INFORMATIVO 067/09 [INFORMATIVO 069/09]CANCELADA
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Quarta licitação foi 22/04/2009 10:00 Tomada de Preços2009.04.01.01.
FORNECIMENTO DE: GÊNEROS ALIMENTICIOS.OBSERVAÇÕES:INF: 88 3623-1803 - DN 07.04.09 - INFORMATIVO 069/09 [MESMO NÚMERO DA LICITAÇÃO DO DIA 15/04 - CANCELADA]
------------------------------------------------------------------------------------------------
Quinta Licitaçâo seria 23/04/2009 10:00 Tomada de Preços2009.04.01.02.
CONTRATAÇÃO DE VEÍCULOS PARA TRANSPORTE ESCOLAR E LOCAÇÃO DE OUTROS VEÍCULOS.OBSERVAÇÕES:INF: 88 3623-1803 - DN 07.04.09 - INFORMATIVO 069/09 [MESMO NÚMERO DA LICITAÇÃO DO DIA 16/04 - CANCELADA
------------------------------------------------------------------------------------------------
Sexta Licitação sera 23/04/2009 14:00h Pregão Presencial001/2009
CONTRATAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, DE APOIO E DE SHOWS MUSICAIS PARA REALIZAÇÃO DA I AMOSTRA DE ARTE, CULTURA E TURISMO DO MUNICÍPIO...OBSERVAÇÕES:INF: 88 3623-1803//1804 - DN 16.04.09 -
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Setima Licitação seria 24/04/2009 10:00h Tomada de Preços2009.04.01.03
CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA E COLETA DE LIXO.OBSERVAÇÕES:INF: 88 3623-1803 - DN 07.04.09 - INFORMATIVO 069/09 [MESMO NÚMERO DA LICITAÇÃO DO DIA 17/04 - CANCELADA

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Adesão do Estado será Amanhã,minha casa e minha vida


O governador Cid Gomes, os superintendentes da Caixa Econômica Federal no Ceará, Gotardo Gurgel (superintendente para Fortaleza) e Odilon Soares (para o Interior) e todos os outros 183 prefeitos do Ceará assinam nesta quarta-feira (23), às 11 horas, a adesão ao Programa Minha Casa – Minha Vida. O evento acontece no salão “A” superior do Centro de Convenções de Fortaleza.A estimativa do Governo do Estado é de que o preço das moradias caia em torno de 6%. Nas capitais, o custo estimado de uma casa destinada para as famílias com renda até três salários é de R$ 41 mil e de apartamento é de R$ 45 mil. Nos municípios com população superior a 100 mil habitantes o teto varia de R$ 37 mil para casa e R$ 41 mil para apartamento. A isenção integral do ICMS para construção das 51 mil moradias destinadas ao Ceará, representa uma economia de R$ 113 milhões para os beneficiados. O Governo estuda também a possibilidade de mecanismos de adesão – em alguns casos – como aporte de recursos, doação de terrenos, agilização de aprovações de projetos, alvarás e licenças ambientais e articulação com municípios.

Será que o prefeito de Barroquinha já estar se articulando com esse projeto do governo federal minha casa e minha vida.Primeiro passo o terreno, será que o prefeito já mandou para a câmara o projeto para desapropriar o terreno.Esta é uma oportunidade das pessoas que não tem casa possui a sua.Pessoal que não tem casa procura a prefeitura para obter informaçoes.

MP INVESTIGA IRREGULARIDADE NA CAMARA MUNICIPAL


O Ministério Público do Ceará instaurou inquérito civil público para apurar denúncias de possível malversação de dinheiro pela Câmara Municipal de Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza. O legislativo estaria pagando, por mês, entre R$ 380 reais e R$ 3.500 a pessoas nomeadas para exercer funções de assessores.
Embora estivessem na folha de pagamento do poder legislativo, os funcionários estariam prestando serviços a outros órgãos, públicos ou privados. O Ministério Público quer ouvir os servidores e pode solicitar que as empresas privadas mencionadas nas denúncias e o posto local do INSS dêem esclarecimentos.
Será que a câmara de Barroquinha não esta acontecendo a mesma coisa. já que todos os assessores da câmara são de camocim.O presidente trabalha em camocim e estar acontecendo uma dobradinha na câmara, vamos fiscaliza vereadores.

MAIS DINHEIRO PARA OS MUNICIPIOS



O Tesouro Nacional transferiu nesta segunda-feira (20) uma parcela de R$ 244 010 milhões aos municípios para complementar a cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao mês de abril, informou o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.
Ele disse que a parcela maior, no valor de R$ 2,054 bilhões, foi repassada no dia 10 deste mês. Com o adicional de hoje, o FPM de abril soma R$ 2,298 bilhões. Esse valor corresponde, segundo ele a um aumento de 1% sobre a previsão inicial do Tesouro, que era de R$ 2,274 bilhões.
Ziulkoski mencionou que a transferência da cota adicional do FPM no mês foi 14,5% menor do que a previsão de R$ 285 milhões,e um pouco menor também que os R$ 250,558 milhões do mês anterior.
A redução indica, segundo ele, que a queda de arrecadação dos dois impostos que compõem o FPM [Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados] continua acentuada.
No seu entender, os números mostram que a retomada da atividade econômica não está acontecendo na velocidade estimada pelo governo e reafirma o alerta de que os prefeitos precisam estar atentos necessidade de fazer ajustes para manter o equilíbrio de suas contas.

O HOMEM QUE PROMETEU TUDO



PELO AMOR DE DEUS. ESTE HOMEM QUE É PROFESSOR PROMETEU VALORIZAR A EDUCAÇÃO DE BARROQUINHA.HOJE O QUE SE VÊ É MUITA PEIA NOS PROFESSORES.

domingo, 19 de abril de 2009

Barroquinha será beneficiada com a energia eólica


Um sopro experimental que pode se transformar em um furacão de geração de energia através dos ventos. Dos 17,4 megawatts (MW) de três parques instalados na década de 1990, o Ceará vive a expectativa de se tornar o líder nacional na capacidade instalada de energia eólica até o final de 2009. Com mais 14 parques concluídos -seis já em funcionamento -, o Estado poderá produzir até 518,33 MW, e isso é apenas cerca de 1,5% do potencial viável estimado on shore e off shore (35,5 mil MW), segundo dados da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece). O Atlas do Potencial Eólico Brasileiro é de 2001 e foi fruto de estudos iniciados nos anos de 1970. Os primeiros anemógrafos computadorizados (mede a velocidade e direção dos ventos) e sensores especiais para energia eólica foram instalados no Ceará e em Fernando de Noronha (PE), no início de 1990.

O Grupo Servtec Energia, acionista da Bons Ventos, já está medindo vento no Estado. Novas prospecções estão sendo feitas. Cinco novas áreas estão sendo estudadas, como Aracati, Barroquinha e Camocim”, diz Moraes e deixa claro que as novas implantações estão “condicionadas aos leilões prometidos pelo Governo Federal”.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

TCE fiscaliza frota de transporte escolar


Municípios cearenses estão sendo fiscalizados pelo TCE e Detran para checagem da qualidade do transporte escolar. Um trabalho pioneiro de inspeção do transporte escolar no Estado está sendo iniciado pelo município de Araripe, por meio da 5ª Inspetoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O trabalho foi iniciado na manhã de ontem. Nos três municípios escolhidos para serem fiscalizados foram registrados casos fatais com alunos que utilizavam o transporte escolar. Em Araripe, o registro de morte aconteceu no dia 12 do mês passado, em que foi vítima Fernanda Cardoso da Silva, 8 anos. Os outros municípios a serem inspecionados são Cariré e Nova Russas.A fiscalização tem como objetivo verificar o estado de conservação da frota de veículos usados no transporte dos alunos, além de fazer um levantamento sobre a forma de utilização, principalmente dos ônibus cedidos pelo Estado, por meio de convênio com os municípios. Conforme técnicos do TCE, foi constado o mau uso de alguns dos ônibus cedidos pelo Governo do Estado, inclusive com registros fotográficos desses transportes servindo para outras finalidades.Todo um levantamento das condições da frota será feito, inclusive colhendo opiniões dos alunos, professores e diretores das unidades de ensino. Um questionário foi distribuído e depois todos os dados coletados serão avaliados. O trabalho feito pelos técnicos do Detran é um dos pontos, por conta das condições técnicas de funcionamento dos veículos. Em Araripe, alguns estão em estado de conservação precária. Um dos ônibus que se encontrava estacionado na porta da Secretaria de Educação apresentava um de seus pára-brisas quebrado.O setor de fiscalização de transporte da própria Secretaria disse que todo um trabalho para melhoria das condições mecânicas dos veículos vem sendo feita e, no mês de setembro, toda a frota será recuperada com pintura e melhoria do estado de conservação dos ônibus escolar.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Governo Federal garante R$ 1 bilhão de compensação para os municípios


O Governo Federal garantiu na última segunda-feira (13), em reunião do Conselho Político, que vai encaminhar ao Congresso Nacional uma medida provisória que autoriza a criação de um auxílio financeiro de R$ 1 bilhão para compensar as perdas dos municípios com a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A conquista é fruto de toda uma articulação realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e as associações estaduais, na qual se destaca o empenho da Aprece, por meio de sua presidente Eliene Leite. Durante a reunião de segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que os municípios vão receber o mesmo valor que foi repassado em 2008, ano no qual foi registrada a maior transferência do FPM, uma soma de R$ 51,3 bilhões. Considerando que a inflação média em 2009 seja de 4,5% - de acordo com a projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) -, este montante, para 2009, seria de R$ 53,2 bilhões.
Pacote Habitacional Outra demanda atendida pelo governo em benefício dos municípios, e proveniente da articulação da Aprece e demais entidades municipalistas do Brasil, é a eliminação da restrição de que apenas aqueles com mais de 100 mil habitantes poderiam participar do programa habitacional ‘‘Minha Casa, Minha Vida’’. Qualquer município pode aderir ao programa, que tem como meta a construção de 1 milhão de casas. Se fosse mantida a restrição quanto ao número de habitantes, apenas oito municípios cearenses poderiam aderir ao programa. Assim, o Ceará teria participação de apenas 1,4% no total de 573 municípios brasileiros em condições de serem beneficiados. No formato original, o plano de habitação do governo exclui 85% dos municípios de todo o Brasil. O programa habitacional começou a operar na última segunda-feira.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Abençoada mansidão de Bitupitá


Bitupitá é um pedaço de Barroquinha que ainda mantém modos de paraíso. Na praia, sem pressa, o melhor relógio é a maré. Pescadores sustentam-se a bater mourões em alto-mar, 12 metros de fundura, para fixar currais de madeira e colher cardumes. Camurupins, xaréus, ciobas, guarajubas, ariacós e tantas ramas de peixe quantas possíveis. A duna, vez em quando, deita na estrada. Isola gente, desvia caminho, mas nem por isso a vida se perturba. Dá-se jeito. Bitupitá quer dizer "pancada de vento em morro de areia". Ainda aparece peixe-boi, mas ninguém mexe. Deixam quieto. Mansidão. É como se o tempo dali fosse à parte. O turismo, pelo menos por enquanto, também não atrapalha. A visitação é pequena, pela distância, a 440 km da Capital, e pela estrutura, apenas três pousadas.

terça-feira, 14 de abril de 2009

SAÚDE DE BARROQUINHA


A matéria publicada no blog, retrata o atual momento da saúde de Barroquinha nos distritos de Barroquinha, vista sob a ótica da população. Moradores cobram da Prefeitura mais atenção nos postos de saúde.

O blog de Barroquinha trás uma matérias sobre a grave situação na saúde do município do Barroquinha. Moradores dos distritos de Araras ,Chapada e Bitupitá os moradores procuraram nossa reportagem para denunciar a falta de médicos nos postos de saúde nos distritos. O blog visitou diversos postos de saúde do município e constatou. O Programa de Saúde da Família (PSF), que é composto por cinco integrantes (um médico, um enfermeiro, um dentista e dois auxiliares de enfermagem), está atuando sem médico. Os auxiliares fazem o trabalho de atendimento à população, daqueles distritos. O local está sem médico desde Janeiro e segundo uma auxiliar que não quis se identificar. "As pessoas nem procuram mais o posto. Elas sabem que aqui não vão encontrar atendimento, como você está vendo aqui não há movimentação”. A doméstica Graça disse que estava aguardando um medicamento, mas foi informada que só receberia com receita médica. "Como eu vou ter uma receita se não tem médico para me consultar?", indagou. Segundo uma funcionária, que preferiu não se identificar, quando as pessoas procuram o médico nos Postos, são orientadas a ir para o hospital, pois ainda não há previsão de substituição. "Aqui por enquanto só há um dentista e as auxiliares. Quem quiser atendimento médico deve procurar outro lugar", afirmou.

Com a palavra o secretario de saúde do município, para fazer as explicações.

HOJE TEM PALHAÇADA?


o Prefeito juntamente com a sua turma do 14 realizaram a maior palhaçada no final de semana no município bêbedo, soltando fogos nas casas dos seus adversários, foi preciso acionar a policia para acalmar os ânimos na cidade.nao sou contra a pessoa que bebe mas do jeito que o prefeito esta fazendo com a sua turma vai aqui o meu repudio, principalmente apoiando meia dúzia de bagunceiros e desordeiros.
Prefeito parece que não estar nem ai para o municipio, poderia aproveitar o final de semana para ir a igreja, como fazia na campanha o padre estar é com saudade de voçê, o final de semana para planejar as açôes para o município na saúde não tem medico no hospital isso é uma vergonha.

Coelce dá como certo aumento de 19%


A Companhia Energética do Ceará (Coelce) dá como certo o reajuste de 19,16% nas contas de energia, já a partir de 22 de abril. O índice é três vezes superior à inflação do período, que ficou pouco acima de 6%. O diretor financeiro e de relações com investidores da empresa, Luiz Carlos Bettencourt, disse ontem, em reunião organizada pela Associação dos Profissionais e Analistas de Mercado de Capitais (Apimec-CE), que a empresa espera resposta positiva ao pleito de reajuste junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que só se manifestará hoje. A Coelce busca reajustar a conta de energia dos mais de 2,6 milhões de usuários do Ceará justamente quando vive um dos seus melhores momentos econômicos.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

CRIME EM CAMOCIM



SAIMO CONFESSA TER MATADO ALEMÃO
Desde seu primeiro depoimento Saimo teceu uma teia imensa de contradições, nada batia com nada e quanto mais ele falava, mais difícil ficava de detectar coerência nas afirmações. Nunca foi realidade a versão que falava da existência de duas garotas, nunca existiu uma ida para o Secret's Motel. Segundo informações obtidas pelo Camocim Online agora à noite, Saimo disse ter combinado pegar umas mercadorias com alemão, já que não possuía carro e sabia que seu amigo faria esse favor. Como combinaram, ao meio dia de sábado (11) eles iriam até o local indicado por Saimo. Na ida, eles utilizaram uma estradinha de terra que sai ao lado do posto tijuca. Na metade do caminho até essa saída, Saimo teria cortado a garganta de alemão, que dirigia o carro. Em seguida Saimo teria colocado alemão, ainda vivo, no banco de trás, tomando assim a direção do veículo. A partir desse momento uma sequência de crueldade teria tido início, alemão, que agonizava no banco de trás com um pano no local do corte pedia por socorro, mas Saimo, sem saber dirigir e extremamente descontrolado, acelerava o carro cada vez mais. Ao passar pela Escola Carlos Trévia, a estrada começou a ficar cada vez pior, nesse momento Saimo teria perdido o cotrole e descido o aterro, provocando o capotamento. Ele e alemão foram sacados do carro, alemão continuava vivo e cotinuou a gritar por socorro e pedindo para que Saimo não o matasse. O descontrole de Saimo ficou maior porque próximo dali havia uma casa, com várias pessoas que poderiam ouvir os gritos de alemão. Nesse momento, Saimo teria dado um golpe conhecido por "mata leão", tirando de vez a vida de Paulo César. Depois disso, ele teria conseguido carona de volta pra Camocim, alegando que havia sobrevivido de um acidente de carro. Ao ser perguntado sobre o motivo do latrocínio, Saimo disse que o objetivo, desde o início, era roubar o carro de alemão e fugir com uma namorada.Foto: Vando ArcanjoPostado por Tadeu Nogueira

domingo, 12 de abril de 2009

BARROQUINHA 100 DIAS DE NADA


O Prefeito de Barroquinha chega ao centésimo dia do seu mandato sem ter nada para mostrar nem comemorar com os Barroquienses. Nenhuma realização significativa, um farelo sequer de ação administrativa capaz de justificar os votos de confiança que recebeu nas urnas, e não foram poucos. Que me lembre, de comemorações do gênero, nenhuma que apresentasse resultado tão pífio e decepcionante. Em quatro palavras, CEM DIAS DE NADA.Empenhado em mascarar a inexistência de plano de governo, o Prefeito do “14” desperdiçou os 100 primeiros dias do seu mandato em acusações inócuas contra a ex-prefeita, de perseguições aos servidores e demissões , que aliás não têm resultado em nenhum bem para a sua imagem, menos de administrador capaz do que de homem honesto que se compraz em bate-bocas e a trocar miudezas com adversários.São 100 dias de inação e descomprometimento com os munícipes, quando há toda uma demanda reprimida a exigir as mais urgentes e determinadas providências em favor de uma cidade crivada de problemas de toda ordem: de saúde, de educação, infraestruturais, sociais, culturais e urbanísticos…A questão social então é um caso a parte. E tanto mais grave tudo isto porque a solução dos problemas depende de um secretariado que não tem o perfil adequado para enfrentar crises e resolver problemas. Muitos interesses e nenhuma política capaz de fazer a maquina andar em busca do futuro.Já o atual prefeito de Barroquinha, em matéria de assessores usou uma rede para fisgar as piores alternativas … Neste aspecto, o seu secretariado, com algumas exceções é claro, resume toda uma concepção filosófica da administração pública que de fato preocupa ao apontar para uma espécie de indiferença à competência e ao mérito.Porém, se não somos parvos, percebemos claramente as diferenças de estilo e de competência entre a ex-prefeita e a seu sucessor no cargo: Aline pautou-se pelo trabalho desde o primeiro momento, promovendo o ordenamento legal da cidade, contando com recursos para as obras materiais; e só se perdeu mesmo no fim do seu mandato em razão da inabilidade política de sua equipe e por um excesso de auto confiança: O Prefeito do “14”, por sua vez, desde a sua posse optou por nada fazer e deixar que as coisas se arranjassem por elas mesmas, sem intervenção humana. Seu único esforço até agora foi o de se esmerar na composição de um secretariado que é a tradução mal-feita de uma colcha de retalhos mal-alinhavada.E, na sua imprevidência ou arrogância genética tem se mostrado infenso às lições que sempre podemos extrair da experiência, como a de não repetir erros – ainda mais erros recentes e, por isto mesmo, ainda fresquinhos na memória de todos. Assim, sem rumo, sem história e sem futuro, tem se perdido em questiúnculas banais enquanto os problemas da cidade se multiplicam à sua volta e ameaçam se alastrar no seu mandato.Esperava-se dele um governo novo e arrojado para Barroquinha, mas o Prefeito do “14” fez a opção inversa – a resignação ao convencionalismo e ao hábito — e agora repete como farsa alguns de seus antecessores no cargo, trocando o trabalho pelo falatório, a ação por acusações e ressentimento desbragado. Posterga-se assim em meio ao caos urbano e administrativo a solução dos problemas e o encaminhamento de demandas que não podem esperar. Aos 100 dias do seu mandato no cargo o atual prefeito de Barroquinha, apresenta-se à apreciação da opinião pública de mãos abanando o vácuo, borboleteando sobre o emaranhado de problemas.
Mande também o seu comentário que agente vai publica, os cem dias do prefeito.

sábado, 11 de abril de 2009

Transporte escolar tem aumento de 8%

Brasília. O valor per capita repassado pelo Governo Federal para o transporte escolar recebeu um aumento de 8%. O valor mínimo passou de R$ 81,56 para R$ 88,13 e o máximo, de R$ 116,36 para R$ 125,72. Com o aumento e extensão do programa para os estudantes do Ensino Médio e da pré-escola, o orçamento para 2009 cresceu quase 60% em relação ao ano passado, chegando a R$ 478 milhões.Mais de 4,8 milhões de alunos da rede pública de educação básica, que moram em áreas rurais, serão beneficiados este ano com recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). No ano passado, o programa atendeu 3,4 milhões de estudantes do Ensino Fundamental. Em 2009, com a Medida Provisória nº 455, foi ampliado para toda a educação básica, passando a contemplar também os alunos do Ensino Médio e da pré-escola.As duas primeiras parcelas do ano serão depositadas nas contas bancárias de Estados e municípios ainda este mês. “Na próxima semana, sai a parcela referente a março e, até o fim do mês, a de abril”, diz José Maria Rodrigues de Souza, coordenador geral do programa.Mudança significativaOutra mudança significativa foi determinada pela resolução é que os Estados terão até o dia 9 de maio para autorizar o FNDE a transferir os recursos dos alunos de suas redes aos municípios onde moram os estudantes. Caso contrário, terão de executar diretamente a verba, ficando impedidos de fazer transferências futuras para as prefeituras.Até o último dia 9 de abril, 13 Estados brasileiros já formalizaram a autorização: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e, também, Tocantins.Os recursos do Pnate são destinados à manutenção de veículos escolares, a serviços de mecânica, à compra de combustíveis e lubrificantes, ao pagamento de serviços terceirizados, entre outros fins.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

CEM DIAS JÁ SE PASSARAM

Cem dias já se passaram a mudança traumática em nossa política local, com o resultado das eleições de Outubro passado, não poderia trazer um quadro diferente do que se encontra hoje a prefeitura municipal de Barroquinha.
. Isso tem provocado um desgaste muito grande para o município que, mesmo envidando esforços para corresponder à expectativa dos seus eleitores, tem encontrado grandes dificuldades para convencer aos próprios aliados do marasmo por que passa a administração.
Por outro lado, existe uma falta de esclarecimento maior por parte dos que faz a atual administração diante da população que vive um momento crítico de silêncio e ausência entre gestor e povo. Os veículos de comunicação de nossa cidade são poucos, e quase nenhum informado de como está se procedendo a contratação de serviços e ou trabalhos, como é o caso da contratação da empreiteira da limpeza do lixo, merenda escolar e do transporte escolar, deixando uma população inteira alheia de como foi feito essas licitações.
As mudanças estão começando a acontecer, mas totalmente no silêncio da reunião fechada, e isso não é bom, pois abre a brecha para linhas de pensamentos e análises que nem sempre condizem com a verdade do fato.
Em nossa visão de colunista e pessoa preocupada com o futuro de nossa cidade, enxergamos que não cabe a um governante ter ou manter distância dos órgãos de imprensa, cabendo a seus secretários uma aproximação maior com o povo, o prefeito foi muito infeliz na escolha de seus secretariados que esta deixando muito a desejar.
Na saúde, a palidez da imagem dos postos de saúde, a falta de remédios, médicos o hospital do município não tem médicos, os desencontros na Secretaria de Educação, ditos por funcionários da própria secretária, a falta de merenda escolar, a indecisão com relação a projetos implantados e hoje crucificados, não traduzem bons sinais para a administração, professores desestimulados. O poder exagerado da Secretária de ação social, Secretaria de financias as suas perseguições, o desrespeito por parte de alguns membros do segundo e terceiro escalão para com os serventuários deste poder, só diminuem as esperanças de dias melhores em nossa cidade. Na infra-estrutura é uma calamidade estradas acabadas, sem acesso as localidades o mato tomando conta das estradas. Duas importantes obras para o município que a ex. prefeita deixou foi a construção de um pólo e uma creche todas localizadas no bairro do campo do edimario com recursos em caixa, porque que o prefeito não coloca os trabalhadores para concluir as obras e com isso ajudaria a tira muitas pessoas do desemprego?.
Na secretaria de esporte e juventude a ex. prefeita deixou duas quadras poli esportiva para ser concluída e com os recursos em caixa, o que estar acontecendo com o prefeito que não conclui estas obras. Os desportistas de araras e chapada reclamam, para que sejam concluídas estas obras. Vem ai a semana do município que é tradição, que envolve todas as localidades e até agora nada de informação da semana do município.
No turismo o secretario já foi desonerado do cargo o Senhor Tié, não teve nem gosto de coloca em ação as suas ideias. Prefeito o carnaval foi muito fraco sendo um dos piores desde emancipação do município.
A eleição deu ao professor Ademar Veras a oportunidade de governar esta terra pela primeira vez, ele estar decepcionando aos seus eleitores, pois a cidade continua dividida e com o aumento de insatisfeitos a sua administração é grande.Caber as promessas de campanha prefeito.

O EX. PREFEITO JAIME VERAS ENTREGA CESTA NA PASCOA

A exemplo dos anos anteriores, o ex. prefeito de Barroquinha Jaime Veras , através da Associação Carmelita Veras vai contribui para que as famílias carentes do município de Barroquinha tenham uma páscoa sem fome. Apesar da crise econômica mundial, o ex. prefeito mantém a tradição, e num gesto de solidariedade estará distribuindo cestas básicas para a alegria de muita gente. São 1 mil cestas que serão distribuídas a amanhã sexta-feira A distribuição será feita na residência da ex. prefeita Veraldina, com a participação efetiva dos membros da associação.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

acompanhe o seu municipio atraves do TCM




Consultas Processuais
Resultado da Pesquisa
Número do Protocolo 1008/09
Data da criação 16/01/2009
Nome das partes
Responsável - ADEMAR PINTO VERAS
Nome do Interessado - TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICIPIOS
Município Camocim
Exercício 2007
Tipo de Processo
Tomada de Contas de Gestão
Unidade Gestora
SECRETARIA DE EDUCACAO
Últimas Tramitações
Setores

SECRETARIA
Data 19/01/2009
PARA DILIGENCIAR
DIRFI
Data 27/03/2009
COMPLEMENTAR INFORMADA
CONS.MANOEL VERAS
Data 31/03/2009
PARA TOMAR CONHECIMENTO E DESPACHAR

o ex gestor de educaçao de Camocim,hoje prefeito de Barroquinha

terça-feira, 7 de abril de 2009

ESTRADA ISOLA DISTRITO DE BITUPITÁ



A atual gestão administrativa de Barroquinha não se preocupa com os verdadeiros problemas que a população enfrenta e prefere ficar jogando a culpa no governo do estado. Veja foto da estrada que dá acesso a Bitupitá, que se encontra quase isolado pelos buracos e lamaçais, o que interessa não é de quem vai ser a responsabilidade para ajeitar a estrada mais sim o sofrimento do povo que precisa utilizar esta via.prefeito de Barroquinha você criticava a administração passada pela as péssima entrada de Bitupita, e agora prefeito o que você estar fazendo com o dinheiro deixando a população isolado de tudo, e com isso os preço das mercadorias sobem de preço pela a dificuldade de chegar os produtos em Bitupitá.O distrito tem dois secretários que passam todos os dias nesta estrada e também não fazem nada.Secretaria de Ação Social você criticava tanto e agora.Com a palavra a secretaria.
O povo de Bitupitá postagem de muito boa lembrança. o sofrimento nesse acesso é antigo, mas algum tempo atras a prefeitura fazia a manutençao ou conseguia máquinas do DERT. Sempre que acontecia, vinha a hoje secretária de Açao Social Fransquinha"perdida"Teles e falava que era ela que conseguia. enganava alguns com essa conversa. E agora, secretária, do lado do prefeito, poderosa, porque nao consegue. as mascaras caem em pouco tempo. A populaçao de Bitupitá praticamente isolada, ver nos seus representantes o desleixo, irresponsabilidade e a falta de atitude. Vice-prefeita, sec. A. Social e Sec. de Turismo e Meio Ambiente, cadê voces? brincadeira... 28 Km quase 3 horas de viagem. ADMINISTRANDO COM O POVO, de casa.

CID GOMES E PSB NÃO DESCARTAR APOIO POR AÉCIO NEVES

Uma surpresa apareceu nos bastidores do encontro do presidente Lula com os governadores do Nordeste e de Minas Gerais na segunda, 06, na cidade de Montes Claros(MG). Lá, foi debatida a possibilidade do PSB dos governadores Eduardo Campos(PE), Wilma Farias(RN) e Cid Gomes(CE) trocarem de palanque em 2010. Para que isso possa acontecer, basta o PSDB trocar de candidato. Se os tucanos desistirem de lançar o governador José Serra(SP) e bancarem o nome do governador Aécio Neves(MG), os socialistas podem deixar de apoiar a ministra Dilma Roussef para aderirem a Aécio.
Essa troca de candidatos se vier a se confirmar pode provocar um reboliço na política do Ceará. Nessa situação, o PT que já anunciou apoio a reeleição do governador Cid Gomes iria rediscutir o tema sucessão, pois não aceitaria essa decisão. Assim, os petistas teriam candidato próprio ao Governo do Ceará. Leia mais sobre esse assunto em matéria do jornal Correio Brasiliense:
Dois amores/ O PT da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, entrou na reunião de Montes Claros (MG) crente de que os três governadores do PSB no Nordeste — Eduardo Campos (PE), Wilma de Faria (RN) e Cid Gomes (CE) — tendem a apoiá-la em 2010. Em tese, sim. Mas, se o governador mineiro, Aécio Neves, vencer as prévias tucanas, tudo pode mudar. A proximidade entre o PSB e Aécio era visível ontem.

ESPERA ANGUSTIADA

Enquanto o TRE do Ceará analisa os processos que tem dentro de Casa, os políticos aguardam sua postura quanto posições a serem tomadas. Se seguir o que vem de cima pra baixo, cassando governador por uso da máquina ou gastando mais do que o anunciado, comprando voto ou...essas coisas feias..., não ficará pedra sobre pedra, aposta um líder preocupado com ele, os dele e os liderados pelos outros. Depois dos últimos cassados, alguns sobrevivendo por liminares, outros com aquilo na mão...Há um temor generalizado quanto ao comportamento do Tribunal, se vai levar a coisa na chibata ou se vai aliviar. Quem conhece personagens dessas estórias...sei não!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

PROFESSORES GANHAM ABAIXO DO PISO



A ´Lei do Piso´ ainda não vigora na maioria dos municípios, mas já é alvo de questionamentos entre docentes e prefeiturasFortaleza. Fortaleza. Mais de oito meses depois da aprovação da Lei nº11.738/08, que institui o Piso Salarial Nacional dos Professores, a norma ainda não foi aplicada de forma efetiva na maioria das cidades cearenses. Segundo estimativa do secretário de Finanças do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, cerca de 80% dos municípios pagam abaixo de R$ 950,00 por 40 horas aula semanais para professores com formação de Ensino Médio, valor estabelecido como piso em julho do ano passado.Esse, aliás, é o primeiro embate entre gestores e professores. Para a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o valor do piso para 2009 é de R$ 950,00. Os sindicalistas alegam, porém, que sobre esse valor já deve ser aplicado reajuste de 19,2%, totalizando R$ 1.132,40. O percentual é referente à variação do custo aluno/ano do Fundeb de 2008 para 2009, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). A lei cita que esse é o índice a ser usado nas correções anuais a partir de 2009, mas, mesmo assim, a dúvida persiste.De acordo com o presidente da regional Nordeste da Undime, Flávio Araújo Barbosa, que também é secretário de Educação de São Gonçalo do Amarante, a entidade considera o valor de R$ 950,00 para este ano por entender que o reajuste só deve passar a ser aplicado para a categoria um ano depois da efetivação do piso.Valor com acréscimoPara 2009, o texto legal estabelece que os municípios devem pagar, pelo menos, o salário adotado em 2008 acrescido de dois terços da diferença entre o piso estabelecido em lei (R$ 950,00 ou R$ 1.132,40) e a remuneração do ano passado (ver tabela). Contudo, tanto a Apeoc quanto a Undime são a favor de que os vencimentos já sejam pagos integralmente este ano, quando a conta pode incluir também gratificações salariais.Em 2010, porém, as dificuldades poderão ser maiores para Estado e municípios. Isso porque o valor do piso terá de ser pago de forma integral e, obrigatoriamente, com algum reajuste incluso. Além disso, até lá, o Supremo Tribunal Federal (STF) já deverá ter julgado a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4.167, movida por seis governadores de Estados — entre eles, Cid Gomes, do Ceará.Na ocasião, será decidida a legalidade de dois pontos da Lei do Piso, atualmente sub-júdice. O primeiro é o estabelecimento de um terço da carga horária dos professores para atividades extraclasse, como planejamento de aula e aprimoramento profissional.O outro é a determinação de que, a partir de 2010, o valor do piso deverá corresponder à remuneração básica, sem incluir as gratificações.Saber ao certo quantos e quais municípios se adequaram à Lei do Piso é difícil. Undime, Apeoc e Assembléia Legislativa do Estado do Ceará não têm a informação precisa. Em consulta feita pela Undime às secretarias municipais de educação, a pedido da reportagem do Diário do Nordeste, apenas cinco gestores declaram ter se adequado ao piso nacional. Juntando com informações colhidas com a Undime, a Apeoc e as sucursais do jornal no Interior, é possível concluir que outras 11 cidades também já se adaptaram — na maioria dos casos, considerando os R$ 950,00.Segundo Anízio Melo, a média salarial paga hoje em muitos municípios cearenses é de um salário mínimo, excluindo gratificações. “Professores que têm jornada de 20 horas chegam a receber menos de um salário mínimo”, denuncia. O representante da Apeoc lembrou que os professores estão mobilizados para cobrar a aprovação da lei original do piso pelo STF, incluindo a incorporação das gratificações e a carga horária extraclasse.Já Flávio Barbosa lembra que a maioria dos municípios já paga valores próximos do piso, considerando o vencimento mais as gratificações, e as câmaras municipais estão aprovando as propostas de reajustes para 2009. O secretário acredita que a partir de 1º de maio — data-base da maioria das cidades — mais de 50% delas terão se adequado à lei federal.Necessidade de planejamentoConforme o representante da Undime, as prefeituras deverão aproveitar o tempo anterior à decisão do STF sobre a Adin 4.167 para se planejar para a necessidade de contratar mais professores, caso a reserva de um terço da carga horária para atividades extraclasse passe a valer. “Não podemos ficar esperando enquanto o Supremo não julga e sim nos planejarmos. E se a decisão for a favor?”, adverte.Barbosa instrui os municípios que procurem saber se há professores concursados disponíveis para assumir eventuais vagas que precisem ser criadas pelas prefeituras ou se haverá a necessidade de realizar novo concurso. Um exemplo é o município de Limoeiro do Norte, que aprovou piso de R$ 1.132,00, um terço de atividades extraclasse e contratação de 86 novos docentes. ÍCARO JOATHANRepórterVALOR950 reais é o valor do piso nacional dos professores determinado pela Lei 11.738, aprovada em julho do ano passado. Docentes apontam, entretanto, que o valor em 2009 passa a R$ 1.132,40, considerando o reajuste de 19,29%. O tema gera polêmica junto às prefeiturasMais informações:Sindicato Apeoc(85) 3287.1432Secretaria da Educação do Estado(85) 3101.3957

sexta-feira, 3 de abril de 2009

DECISÃO DA CCJ É FAVORAVEL AO AUMENTO DE MAIS DE 8 MIL VEREADORES

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados anunciou decisão favorável à promulgação do aumento imediato de 8.043 vereadores no país, condicionada, entretanto, à manifestação pelo Senado sobre os gastos das Câmaras Municipais, segunda parte do projeto original aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2008. A conclusão da CCJC pode ser aprovada pelo Plenário por maioria simples de votos, ou seja, a metade mais um dos parlamentares presentes.

Estes gastos são temas de parte do texto da PEC retirado pelo Senado no final de 2008. Para o relator da proposta, deputado Flávio Dino, a decisão da CCJC obriga os deputados a promulgarem o que foi aprovado pelo Senado. No entanto, os dois poderes têm um acordo de que a Câmara só aprovará a proposta após a aprovação do restante da PEC que ainda tramita no Senado.

As atuais regras sobre os gastos das câmaras de vereadores estipulam 8% da receita para municípios com até 100 mil habitantes e os que apresentam acima de 500 mil habitantes podem usufruir apenas de 4,5%. O texto aprovado anteriormente na Câmara dos Deputados – mas que foi desmembrado pelo Senado Federal – resultaria em uma redução dos gastos com as câmaras municipais para 2% da receita nos municípios grandes e 4,5% nos pequenos. Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a ação dos senadores não foi de caráter prático. “Do ponto de vista fiscal, os limites de gastos das câmaras municipais são muito mais relevantes que a criação dos cargos”, afirmou. Segundo o presidente, a redução dos gastos no legislativo municipal é uma das preocupações da CNM.

DEFENSORIA NO INTERIOR

No Ceará, dos 184 municípios, só 60 possuem defensores públicos. Tal fato leva-nos à conclusão de que em 68% das cidades, a população não tem um acesso digno à justiça e conseqüentemente à própria democracia, uma vez que não pode exercer seus direitos de cidadãos. O interior do estado é o que mais sofre com isso, justamente o povo mais carente de recurso e conhecimento. Daí nasce a necessidade de interiorização da Defensoria Pública, para se levar justiça e cidadania com qualidade a todos. A Defensoria Pública, instituição à qual a Constituição de 1988 outorgou a assistência jurídica aos que não podem pagar um advogado, tem seus quadros preenchidos por profissionais que dedicam todo seu tempo e sua vida profissional à missão de orientar e defender os necessitados. Mesmo tendo um papel indiscutível na consolidação da democracia, a Defensoria ainda se encontra em formação, por conta do descaso de governos anteriores, que não ofereciam uma estrutura digna na prestação e orientação jurídica aos mais necessitados. No atual governo, muitos avanços têm ocorrido. Finalmente, a categoria está ganhando condições de prestar um serviço com qualidade para as classes excluídas. Recentemente, houve concurso público, a valorização da carreira a fim de evitar a evasão de profissionais, além do anúncio da construção da nova sede e de novos núcleos no interior. Em novembro de 2008, foram nomeados 64 novos defensores, o que elevou o número de Municípios com este serviço. Mesmo assim, apenas 32% dos municípios cearenses possuem defensor público. Sensível a esse problema, o Governo do Estado colocou em seu plano de governo a nomeação de 60 defensores por ano. Do concurso público de 2008, há um cadastro de reserva com 108 aprovados dispostos a somar esforços na campanha de interiorização da instituição. Acontece que desde o início de março já há orçamento aprovado para 60 novos profissionais, que ainda não foram nomeados por meros entraves burocráticos. Esperamos que este problema seja logo resolvido, pois não podemos deixar a falta de assistência jurídica se prolongar por mera burocracia.RAFAEL CARVALHO GOISAdvogado

quinta-feira, 2 de abril de 2009

PROFESSORES DECIDEM HOJE A DATA DA GREVE NACIONAL PELO O PISO DO MAGISTÉRIO

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) decide hoje dia (3) quando terá início a greve nacional dos professores pela aplicação da lei do piso do magistério. Hoje, representantes de sindicatos da categoria de todo o país se reuniram para uma manifestação em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A corte interrompeu, em dezembro, o julgamento de uma ação proposta por governadores de cinco estados que questiona a constitucionalidade da lei. Até agora, o tribunal negou um pedido de liminar que solicitava a suspensão da lei, mas ainda não avaliou o mérito da questão.
A lei do piso tramitou por 13 meses no Congresso Nacional e foi sancionada em julho de 2008. Ela determina que, a partir de 2010, nenhum professor da rede pública receba menos de R$ 950 por uma carga-horária de 40 horas semanais.
“Nós queremos sensibilizar os ministros para que eles apreciem o mérito da ação. Em dezembro eles mudaram dois artigos importantes para nós que é o que estabelece o conceito de piso e o que trata da jornada de trabalho. A lei como foi aprovada no Congresso Nacional por unanimidade é um consenso, eles não podem ser contra isso”, argumenta o presidente da CNTE, Roberto Leão.
A lei aprovada pelo Congresso Nacional estabelece que os salários devem ser reajustados progressivamente até 2010. Em dezembro, o STF entendeu que as secretarias estaduais de Educação podem incluir nesse valor as gratificações que já são pagas aos professores até que o mérito da ação seja julgado.
“Isso é ruim e vai na contramão do debate de valorização da educação pública. Se um professor se aposenta nesse período ganhando um piso composto por gratificação, ele não leva essa parte para a aposentadoria”, diz Leão.
Segundo o presidente da CNTE, por causa da demora de uma decisão do STF, alguns estados estão pagando menos do que o estabelecido pela lei. “Sergipe, Rio Grande do Sul e Goiás não pagam, são três grandes estados. Eles pagam do jeito que eles entendem que é o piso. O julgamento é importante para uniformizar, porque nessa situação muito prefeito e governador oportunista quer fazer economia em cima da educação pública”, diz.
Agência Brasil

Licitações carnavalescas sob suspeita


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) está de olho nas prefeituras que aproveitaram a segunda-feira de Carnaval e a quarta-feira de Cinzas para contratar empresas com verbas públicas. Enquanto o País estava mergulhado na folia, 17 prefeituras do Ceará aproveitaram para promover 22 processos licitatórios, segundo apontou o TCM. Dessas, 12 foram registradas na segunda-feira e 10, na quarta-feira de Cinzas. Oficialmente, tratam-se de dois dias úteis, mas, ainda assim, a concentração de concorrências no período chamou atenção do TCM. O Tribunal notificou as administrações municipais para que apresentem os documentos dos certames. O presidente do TCM, Ernesto Saboia, justificou as notificações qualificando as licitações como “suspeitas”. Ele afirmou que serão abertos processos para investigar cada um dos casos. No ano passado, o Tribunal registrou 17 licitações na quarta-feira de cinzas, mas nenhuma na segunda-feira de Carnaval. As 22 licitações tiveram como objetivo desde a contração de serviço de limpeza e locação de automóveis (como em Alcântaras) à contratação de assessoria de execução contábil (em Jaguaruana). Foram ainda notificadas outras dez prefeituras que promoveram licitações entre os dias 19 e 20 de fevereiro, os dois últimos dias úteis que antecederam o fim de semana de Carnaval. Essas administrações, na véspera, contrataram empresas para montagem e realização das festividades do próprio Carnaval. O que é “estranho”, segundo qualificou Ernesto, é o fato de as prefeituras terem realizado licitação para fazer a festa de Carnaval nos últimos dias que antecedem o evento. A lista do TCM revela que a Prefeitura de Caucaia - que realizou licitação para merenda escolar na segunda-feira de Carnaval, com uma única empresa participando da concorrência - promoveu, no mesmo dia, uma segunda licitação, para a contratação de transporte aéreo. Dos grandes municípios, o Crato também aparece na lista. O levantamento do TCM revela que a Prefeitura realizou, no período carnavalesco, licitação para a locação de veículos destinados ao transporte escolar. Em entrevista ao O POVO, o prefeito Samuel Araripe (PSDB) disse desconhecer a licitação. Segundo ele, a Prefeitura não realizou nenhum certame durante o período. O presidente da comissão de licitação do Município, Wilson Marques Júnior, disse que o TCM “se enganou”. O conselheiro Ernesto Saboia afirmou, contudo, que a lista do TCM é montada com base nos editais publicados na imprensa. A Prefeitura do Crato apresentou documentos ao O POVO mostrando que o certame citado teria sido realizado em 26 de fevereiro. No entanto, o número que consta no Diário Oficial da União não é o mesmo mostrado no site do TCM - indício de que pode não se tratar da mesma licitação.