segunda-feira, 30 de março de 2009

BARROQUINHA RECEBEU MAIS DE HUM MILHÃO


O município de Barroquinha recebeu este mês de Março mais de um Milhão de Reais,o que se houve falar nesta desastrosa administração é somente perseguições,onde é que o prefeito está investindo o dinheiro será na EDUCAÇÃO não é até hoje não tem nem os diários para os professores fazerem as chamadas dos alunos,estão fazendo em uma folha de papel,parecem que o prefeito nunca foi professor.Na saúde não tem material para trabalhar tudo é limitado até nas fichas para atendimentos nos postos,no ESPORTE também não, porque ate agora não teve nenhuma ação desta secretaria; no TURISMO também não, esta secretaria não tem nem secretario;na AÇÃO SOCIAL também não , porque nem papel estão gastando,pois não se tira mais documentos;na INFRA ESTRUTURA também não porque as estrada estão todas acabadas e nem batidas.Gostaria de deixar aqui meu apelo aos gestores da bela Barroquinha: Senhores gestores, criem vergonha na cara e passem a resolver os problemas desta cidade, não se esqueçam de que vocês não são voluntários, são pessoas pagas com o dinheiro do povo para administrar e resolver os problemas coletivos. Lembrem-se prefeito da campanha politica das promessas onde vocé prometeu ajudar o povo de Barroquinha ate agora só ajuda o povo de Camocim.Prefeito não se ver um plano de açâo por parte de sua administração,Carnaval foi uma decepção!vem ai a semana do município!outra coisa que estar faltando na sua administração é transparência,falta de licitações do transporte escolar,merenda e do lixo.Prefeito é muito dinheiro no municipio.acorda Barroquinha

LICITAÇÕES REALIZADO EM FERIADOS PODEM SER ANULADAS,ALERTA TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acompanha, nesse momento, documento sobre licitações realizadas, em períodos de feriado, em, pelo menos, 50 cidades do Interior do Ceará e da Região Metropolitana de Fortaleza. A informação foi dada, na manhã de hoje, ao Jornal Alerta Geral, pelo presidente do TCM, conselheiro Ernesto Sabóia.
Ele anunciou, ainda, o início da inspeção por técnicos do TCM em 20 prefeituras. A insperação será feita, a cada mês, não apenas para exercer a fiscalização, mas, também, para tirar dúvidas dos prefeitos sobre a aplicação correta dos recursos públicos.

domingo, 29 de março de 2009

MUNICIPIOS TÊM ATÉ 31 DE AGOSTO PARA ATUALIZAR DADOS DO CADÚNICO

Termina no dia 31 de agosto de 2009 o prazo para os municípios atualizarem as informações contidas no CadÚnico, onde estão armazenados os dados das famílias beneficiadas pelos programas sociais. A falta de atualização do cadastro pode afetar tanto os municípios quanto as pessoas que recebem o auxílio financeiro.A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) recomenda aos gestores atenção para o cumprimento deste prazo. Pois, assim, não haverá perda ou diminuição, por até um semestre, nos repasses do índice de Gestão Descentralizada (IGD), repassado às prefeituras para fazer a gestão do Programa Bolsa Família (PBF).Outros problemas para os municípios são: a dificuldade no acompanhamento das condicionalidades da educação e saúde, problemas nas ações sociais municipais por falta de endereços e contato das famílias e a impossibilidade em comprovar a situação social do município, a fim de atrair investimentos e solucionar problemas sociais. A atualização é necessária apenas para os beneficiados com as informações inválidas. Caso as correções não sejam feitas dentro do prazo estipulado, as famílias podem ter o benefício bloqueado em setembro deste ano, e em janeiro de 2010 a situação pode agravar-se, com o cancelamento da família dentro do PBF.Função do CadÚnico O CadÚnico é um registro que permite traçar o perfil das famílias pobres localizadas nos municípios e auxilia na percepção da família necessitar ou não de assistência financeira. Ele serve também como base estatística para analisar a realidade municipal e brasileira.

sexta-feira, 27 de março de 2009

MINISTÉRIO INFORMA PRAZO PARA O REGISTRO ESCOLAR DO BOLSA FAMILIA



O registro da frequência escolar dos alunos beneficiários do Bolsa Família é uma das condições para o município receber o Índice de Gestão Descentralizada (IGD), que é um dos recursos repassados aos municípios para Gerir programas.
Desde 23 de Março o sistema do Ministério da Educação (MEC) está aberto para que os técnicos registrem as presenças das aulas dos meses de Fevereiro e Março. A informação refere-se às crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de famílias atendidas pelo Bolsa Família. Para este ano, a expectativa é que os municípios superem o acompanhamento das condicionalidades registradas em 2008, que variaram entre 82% e 85% do total dos alunos atendidos pelo programa.
A Aprece informa que para contribuir para a promoção social do município e evitar que ele corra o risco de não receber o IGD é necessário não deixar de cumprir os prazos e fazer os registros corretamente. Será que o municipio de Barroquinha começou informar ad presença dos alunos dos colégios,informações repassada para o blog de que os professores ainda não tinha os diários,iremos entra em contato com o pessoal da secretaria de educação.

TCU INTENSIFICA FISCALIZAÇAO DE PROGRAMA SOCIAIS NOS MUNICÍPIOS

TCU intensifica fiscalização de programas sociais nos municípios
A medida visa fazer com que o recurso público chegue a quem realmente precisa.
Durante este ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) irá intensificar a fiscalização dos programas sociais nos municípios, especialmente o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC), de acordo com o Tribunal. E para que o município não seja responsabilizado por irregularidades – tanto na aplicação da verba quanto na gestão dos programas – a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) recomenda: reforcem a inspeção das atividades geradoras de renda para evitar fraudes e desvio de recursos.De acordo com o TCU, cabe aos vereadores o trabalho de fiscalizar os recursos dos programas repassados aos municípios e acompanhar a destinação para que estes cheguem a quem realmente precisa. A CNM acredita que é importante, primeiramente, fiscalização intensa por parte da Instância de Controle Social. Além disso, a Confederação aconselha os municípios para que sigam as exigências do programa, como designar coordenadores para programas sociais, promover reuniões e fazer as atas. Assim evitam problemas e geram transparência na gestão.Também é importante que os gestores municipais cobrem mais investimento da União em capacitação de gestores municipais responsáveis pela fiscalização dos programas sociais

TCM INICIA INSPEÇÃO AOS MUNICIPIO SEGUNA-FEIRA

TCM inicia segunda-feira, 30/03, o calendário de inspeções/2009. São as inspeções ordinárias, que tomarão todo o ano. Até o final do ano pretende cobrir os 184 municípios. Esse início coincide com o término dos primeiros três meses de posse dos novos gestores, bem como da renovação dos mandatos daqueles que foram reeleitos.É hora, portanto, de começar a olhar de perto como estão se conduzindo e o que tem sido feito nesse tempo.Em cada comarca o pessoal do TCM contará com apoio do Ministério Público. Alguns critérios iniciais foram adotados para a escolha, como atraso nas prestações de contas através do SIM - Sistema de Informações Municipais, denúncias e despesas com realização de festividades, dentre outros, somados ou isoladamente. Haverá novidades. Os cidadãos, em cada município a ser visitados, serão informados antecipadamente e terão oportunidade de colaborar nesse trabalho, utilizando canais interativos.
Penso eu: Veja só a importância que o TCM se dá: O Ministério Público vai estar junto; o povo será chamado para dedurar os prefeitos, ótima fonte para adversários; o TCM continua prestando mesmo para...ce sabe.
:: Postado por Macário

quarta-feira, 25 de março de 2009

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA CONSTRUÇAO DE MORADIAS



A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, lançou hoje (25) o programa "Minha Casa, Minha Vida", que pretende construir um milhão de moradias nos próximos anos no país, com o objetivo de reduzir o déficit habitacional das famílias com renda de até dez salários mínimos.
De acordo com a proposta, o Ceará é o terceiro estado da região Nordeste com o maior número de benefícios (51.644), atrás apenas de Maranhão (72.756) e Bahia (80.744).
Para acessar o financiamento, os estados e municípios devem doar terrenos, preferencialmente nas regiões metropolitanas, em locais que tenham infra-estrutura básica. Os governadores e prefeitos também precisam aceitar a redução da carga tributária sobre os materiais de construção.
Será que a cidade de Barroquinha vai conseguir ser contemplada com este projeto,o principal é o terreno.Ta nas suas mãos prefeito.

terça-feira, 24 de março de 2009

OS SERVIDORES DO MUNICIPIO E OS COMERCIANTES SÃO PERSEGUIDO PELO O PREFEITO


A população de Barroquinha acompanha caladas as ações que o prefeito e professor Ademar, vem fazendo no município estarrecido, com as retaliações que vem ocorrendo na cidade nos três meses de sua administração.
Quem não votou no candidato do prefeito vem sendo cruelmente perseguido. Desde um simples vendedor de pamonha e milho cozinhado, marchantes (que trabalhava no mercado publico foram retirados do mercado por perseguição política e deixando os seus aliados no mercado).
As ameaças continuam contra funcionários públicos, pequenos comerciantes do Mercado Publico. Nunca os comerciantes de Barroquinha (aqueles que não apoiaram o prefeito nas últimas eleições) foram tão perseguidos.
Por conta das retaliações, existe um movimento se formando na cidade, para combater as perseguições. Todos os casos estão sendo analisados para depois serem encaminhados à Justiça.
O grupo prepara um manifesto público (A CARTA DE BARROQUINHA) para ser enviado às autoridades – governador, deputados e senadores, Justiça, ministério público, promotoria de justiça, Policias civil, militar e federal, OAB, meios de comunicação da grande imprensa, Amupe, instituições de defesa dos direitos humanos, Associações comerciais, CDLs e a Aciag e outros organismos de defesa do cidadão.
Quem se sentir comprovadamente perseguido e com seus direitos de cidadão sendo violados, recebendo ameaças e qualquer tipo de violações pode entrar em contato com o grupo. Nos próximos dias este blog fornecerá um endereço para receber as reclamações.
As reclamações serão feitas por escrito e depois de analisadas serão registradas em Cartório para serem encaminhadas aos setores competentes para as devidas providências.

segunda-feira, 23 de março de 2009

FUNCIONARIOS DENUNCIA A JUSTIÇA PERSEGUIÇÃO POLITICA


Os acontecimentos que estar acontecendo no município cabe o promotor de Justiça de propôs uma ação civil pública por improbilidade administrativa contra o prefeito de Barroquinha, o professor Ademar, por atos que ferem os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa. Conforme apurado em procedimento administrativo, durante os seus primeiros meses de sua administração, o prefeito estar perseguindo e transferindo vários servidores públicos que teriam sido seus opositores políticos na última eleição.
De acordo com os servidores transferidos, existem provas documentais e testemunhais que comprovam que as transferências não ocorreram para atender a uma finalidade pública, mas sim ,para alcançar fins particulares e muito menos nobres. Os atos revelam ainda, conforme os denunciantes, a inadmissível utilização da máquina administrativa para um indevido controle social e para a perpetuação de uma forma arbitrária e ilegal de conduzir o município.
Dessa forma, o Ministério Público precisa agir para averiguar tudo que estar acontecendo no município de Barroquinha com a palavra o Ministério Publico.

domingo, 22 de março de 2009

Funcionário da Prefeitura de Barroquinha afirma sofrer perseguição política.


O servidor público municipal Garcia trabalhava até a semana passada como vigia da prefeitura. Segundo conta, ele exercia suas funções com zelo. Há cerca de dez dias, o servidor foi surpreendida por um ofício, intimando-a a comparecer no setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal. Neste local, ele foi informado de que seria transferida para o distrito de araras, só que o eu fiz o concurso para a área I e foi transferido para a área II. Detalhe: Garcia. O servidor afirma não haver motivo para ter sido transferido. Pelo menos do ponto de vista funcional. De acordo com ele e a população, a mudança do seu local de trabalho está ligada à perseguição política. O servidor Garcia e a sua família teriam sido apontados como militante política aliada a adversários do prefeito. Ele, no entanto, nega que fizesse qualquer tipo de militância política em seu local de trabalho. "É um absurdo internaltas o que estão acontecendo em Barroquinha. É muita perseguição e desrespeito promovido por esse prefeito”, na educação, na saúde, mercado publico só falta no cemitério desabafa o blog.

POPULAÇÃO DE BARROQUINHA RECLAMA, A FALTA DE COMUNICAÇÃO


A população de Barroquinha, reclama quando vai a prefeitura ou algumas das secretarias do município obter algumas informações, a resposta é: depois a gente comunica.
Comunicar como? se o único meio de comunicação que o município tinha era uma rádio e a administração que estar no poder todo santo dia denunciava para a anatel até que conseguiu fechar a rádio,mas vendo a dificuldade que o município tinha para divulgar, informar a população .A única saída foi criar um site para o município ficar bem informado que estava acontecendo na administração.O atual prefeito assumiu e até agora o site estar no ar,mas as informações que tem é da administração passada.Será que a prefeitura não tem um funcionário para trabalhar no site? colocando as informações para a população ficar bem informado o que estar acontecendo no município? Sabemos que a internet hoje é o meio de comunicação mais rápido e ágil. O site da Barroquinha serve para quê? Se fosse para perseguir os professores ele já tinha dado um jeito.

sábado, 21 de março de 2009

PARCERIA DA APRECE COM O GOVERNO ESTADUAL




O encontro visou a efetivação da parceria da Aprece com o Governo Estadual e, conduzido pela presidente Eliene, tratou de questões como: Os Municípios e os efeitos da crise; Queda do FPM, ICMS, aumento do salário mínimo, inadimplências, dívida previdenciária, manifesto entregue ao Governo Federal; Ações do Governo Estadual em apoio aos municípios; Liberação mais ágil de convênios de custeio e obras com a finalidade de geração de renda e circulação de recursos no âmbito municipal; Melhoria do repasse do transporte escolar 2009; Melhoria nos recursos para a saúde; Melhoria para as questões de habitação; Prorrogação no prazo estabelecido pelo Decreto do ICMS para a execução do Plano de resíduos sólidos que se encerra em 30.06.2009. Quanto a questão do transporte escolar o valor global foi acrescido para R$ 27.951.000,00, com um aumento de 10% em relação a parceria de 2008. Na oportunidade, o governador telefonou ao ministro da Educação e se comprometeu perante os prefeitos presentes a reunião de repassar aos Municípios além do valor acima, todo o recurso repassado pelo Governo Federal ao Estado do Ceará a título de transporte escolar do ensino médio conforme MP 455/08, estimado em mais 11.000.000,00 (onze milhões de reais) para repasse aos municípios ainda em 2009. Para evitar demora, ficou acertada a imediata celebração do termo de parceria 2009, com o pagamento em três parcelas, a primeira de imediato e logo que celebrado o termo, ficando para análise a situação de inadimplência dos municípios em relação ao termo anterior, principalmente dos novos gestores que se encontram impossibilitados de prestar contas. Também será analisada a falta de CND. Quando o recurso do Governo Federal for repassado ao estado será celebrado aditivo ao termo inclusive com número atual de alunos. Cid Gomes enfatizou que a cada ônibus que o município adquirir o estado doará outro ao respectivo município, como incentivo a melhoria do transporte escolar nos municípios. Quanto à saúde aguardará proposta/sugestões proveniente da Aprece para melhoria na atenção básica, PSF e Hospitais de Pequeno Porte, o que ficou de imediato acertado. Quanto a habitação, após animada discussão, o governador Cid informou a todos sobre o projeto do presidente Lula para construção de 1.000.000 de casas. Firmou acordo no sentido de em conjunto com a Aprece e Funasa ver recursos para a substituição de casas de taipa. E ainda em parceria com cada município a substituição de casas de taipa na contra partida 1x1, ou seja para cada casa substituída pelo município, o Governo Estadual substituirá uma casa também. Eliene Brasileiro agradeceu a todos, a atenção do governador Cid Gomes, enfatizando que com essa primeira reunião de uma série se consolidava a parceria Governo do Estado/Aprece, e que as providências seriam tomadas para a consecução dos objetivos da pauta discutida. Participaram da reunião os seguintes prefeitos e prefeitas: Eliene Brasileiro (General Sampaio), Henrique Pontes (Ipú), José Jeová (Tamboril), Augusta Brito (Graça), João Dilmar (Limoeiro do Norte), Frank Gomes (Itaiçaba), Isaac Junior (Mauriti), Aderson Pinho (Poranga), Antônio Teixeira (Senador Pompeu), Fátima Bezerra (Orós), José Helder (Várzea Alegre), Paulo Ney (Campos Sales), José Leite (Barbalha), Guilherme Landim (Brejo Santo), George Valentim (Maranguape), Raimundo Nonato (Tururu), Tomaz Júnior (São Benedito), Osvaldo Lemos (Reriutaba), Cláudio Saraiva (Capistrano), Adriana Pinheiro (Fortim), Walter Ramos (São Gonçalo do Amarante), Edilardo Cruz (Tejuçuoca), Carlos Felipe (Crateús), Antonio Góis (Pedra Branca), Ari Vasconcelos (Ubajara) e Odilon Aguiar (Tauá). Cadê o nome do prefeito de Barroquinha que viajou para Fortaleza será que ele se perdeu ou mudou o caminho.Este prefeito que anda cantando não estou nem ai,não liga para as coisas que interessa ao município,mas para perseguir é com ele mesmos.

AS CRIANÇAS DE BARROQUINHA PRECISA DE MELHORES CONDIÇÕES NA ESCOLA


Escola é
... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede,Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.(Paulo Freire)

e a Barroquinha.

Mas a cidade de Barroquinha o prefeito e a vice que são professores não olham para as escolas ,em campanha era muito bonito a nossa educação será melhor do mundo e estar sendo,com directores de colégio de péssima qualidades,perseguição aos professores ,transferindo de um lado para o outro só perseguição politica,a falta de estrutura física interna problemas graves da educação de Barroquinha.

E agora a mais nova do prefeito que é professor transferiu a creche de um local para outro sem a minina estrutura física,sem ventilador,as salas de aulas de três metros,a creche estar localizada na rua da Lacerda,pais reclamam das condições das salas de aulas que são duas,nossos filhos reclamam do calor e do barulho. É impossível a professora lidar com a turma.!Será prefeito que a escravatura estar voltando no município?

TSE cria projeto para eleitor votar em qualquer cidade


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, apresentou ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um projeto que permitirá a todos os eleitores votarem em qualquer cidade que estiverem no dia da eleição. Por meio de um cartão eletrônico, com chip e informações digitais, o eleitor não precisará justificar o voto. Atualmente, o TSE possui informações biométricas de 43 mil eleitores de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rondônia. A meta é ampliar para 4 milhões ainda neste ano. O presidente do TSE pediu a Lula uma verba de R$ 250 milhões neste ano para a compra de 100 mil urnas adaptadas para o novo processo, que seriam as urnas biométricas, que reconhecem o eleitor pela digital.
Ele estima que na eleição de 2014 mais de 130 milhões de eleitores, praticamente a totalidade do eleitorado brasileiro, já votarão por esse processo. Ayres Britto explicou que o chip poderá incluir também dados da carteira de identidade, da carteira de motorista, da carteira previdenciária e outros documentos do brasileiro. “É uma revolução. É espetacular”, avaliou.
O presidente Lula demonstrou entusiasmo com a proposta, segundo relato de Ayres Britto, pois trata-se de “colocar a informática a serviço do processo eleitoral, da ética, da democracia e do combate ao crime e à fraude.” O presidente do TSE observou que a Polícia Federal já trabalha num projeto de registro único e que o TSE fará um convênio com a PF para agilizar e facilitar a mudança. “Isso significa mais um passo para a autenticidade do processo democrático”, disse. (Leonencio Nossa)

ELEIÇÉS 20010:CIRO LIDERA PESQUISA NO CEARÁ



Pesquisa realizada pelo Datafolha no Ceará, e divulgada hoje (21) pelo jornal Folha de São Paulo, mostra que o deputado federal Ciro Gomes (PSB) está disparado na preferência como candidato à presidente da república. José Serra (PSDB-SP) aparece em seguida com 17% e Dilma Roussef com 6%. Segundo a pesquisa, Serra tem o pior resultado entre todas as capitais pesquisadas, seguido pelo Rio de Janeiro.
Ciro Gomes amplia ainda mais a vantagem quando Aécio Neves é o candidato tucano -64%. O mineiro fica com 4%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

sexta-feira, 20 de março de 2009

PREFEITO DE BARROQUINHA FECHA MERCADO PÚBLICO


Só tem um motivo para o fechamento do mercado público de Barroquinha,perseguição politica já que nos últimos meses da administração da ex prefeita Aline Veras entregou o mercado publico,para a população todo recuperado com bancas novas para os marchantes e os peixeiros e o mercado todo recuperado.A primeira atitude do prefeito do povo foi mandar cortar a energia do mercado.os marchantes fizeram umas gambiarras e ligaram a energia de outros locais.E não satisfeito com isso, o prefeito mandou fechar o mercado.E agora com o mercado fechado,o desemprego o comercio já estava ruim e agora se acabou.Conversando com alguns marchantes eles nos falaram:"cortaram-nos as pernas,fomos apanhado de surpresa,o nosso municipio estar difícil para nos sobreviver com esta perseguição é uma vergonha para uma cidade tão pequena e com tantos problemas causado pela administração que ai estar, e por isso que os nossos amigos tão indo para a cidade grande em busca de emprego porque aqui só perseguição.cedê o ministério público que não olha para o que estar acontecendo aqui em Barroquinha.

quinta-feira, 19 de março de 2009

A FRASE DO DIA

Só existe um erro na vida incapaz de corrigir: a traição

VEREADORES DA OPOSIÇAO SOLICITA DEFENSOR PÚBLICO

Os vereadores da oposição estarão, apresentando Requerimento solicitando um Defensor Público para a cidade de Barroquinha, para atender os cidadãos que precisam de um advogado. O pedido dos vereadores será endereçado a Defensoria Pública do Estado, mas precisamente a Dra. Francilene Gomes, e também ao Chefe de Gabinete, Governador Cid Ferreira, Ivo Gomes.
Conversando com a reportagem do blog muitas pessoas falaram e disseram, que não dava para admitir que o cidadão Barroquinense pobre, fique somente correndo para a prefeitura, chegando à prefeitura o prefeito pergunta em quem votou,caso tenha sido nele(prefeito) ele disponibiliza o advogado para defendê-los, embora este advogado tenha muitas causas para resolver as coisas do município. O Defensor Público, é o homem ideal para estar a disposição das pessoas. E finaliza: “como sabemos que vários Defensores tomaram posse, nós queremos que o Governador Cid Gomes, mande um para a Comarca de Barroquinha, e trabalhe em prol dos mais carentes, que precisam de uma defesa para resolver os seus problemas”.

RAPIDISSIMA

Tenho de todas as maneiras evitado de falar sobre os diversos e inúmeros problemas que assolam o município de Barroquinha.Quem tem acesso ao distrito de Bitupitá a estrada estar em péssimo estado. Os proprietários de veículos têm comido o “pão que o Diabo amassou e ainda tem aqueles que gostam de puxar” e dizem que estar tudo a mil, é uma maravilha sincera e honestamente nunca vi uma cidade sofrer tanto descaso em tão pouco tempo de administração. O que estamos vendo no município é muita perseguição que agora chegou a vez do mercado publico ser fechado.Isso é uma vergonha prefeito! Enquanto o prefeito não compra a carne no seu município à população é prejudicada, o comerciante que trabalha no mercado vai trabalhar onde?É mais desemprego e você prometeu na sua campanha emprego, o que estamos vendo no município é muito desemprego.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Barroquinha será ampliado o sistema de esgoto


Está sendo licitada pela Cagece a obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Barroquinha.

Está sendo licitada pela Cagece a obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Barroquinha. Serão investidos R$ 1.312.189,29, beneficiando 2.538 moradores, através de 593 ligações prediais e 5.976 metros. Os recursos são advindos do Programa do Aceleração do Crescimento (PAC), do Orçamento Geral da União (OGU), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Tesouro do Estado (TE).
O sistema de água de Barroquinha atende a 95,90% da população, o que corresponde a 4.620 pessoas. Já o atual sistema de esgoto coleta o efluente de 17,49% dos imóveis, que representam 842 moradores. o Deputado anibal Gomes solicitou que incluise a cidade de Barroquinha no PAC.Alem desta licitaçao será comtemplado as seguintes localidades Canadá,Picada Nova,Lagoa Salgada,Pajeú,Venancio e Leitão com abastecimento de água.

BARROQUINENSE EM BUSCA DE EMPREGO


Predios de apartamentos inacabados em Ribeirao Preto.Iniciamente previsto para se tornarem moradias de pessoas de alto padrâo de vida, tornaram-se abrigos de moradores de rua desocupados.

Na rua general Osório, sâo dois pedrios de oito andares com construçao interrompidas e um deles, o proprietario autorizou sete pedreiros a morarem no lugar.todos vierem da cidade de Barroquinha-Ce.O proprietario deixa agente ficar, mas temos que pagar água e luz afirmou Francisco Ferreira da Silva pedreiro.

O servente de pedreiro Adriano Teixeira do Amaral saiu do Ceará dois meses para tentar a vida em Ribeirâo Preto.Ele ester em busca de emprego."meus companheiros já trabalhava, aqui e eu tambem vim tentar a sorte.

Já que a minha cidade nâo oferece nada de trabalho.O prefeito que estar no poder não se preoculpa para conseguir trabalho para o povo somente promesas e mais promesas e com isso somos obrigados a sair para as grandes cidades em busca de melhores dias para a familia.

noticia extraida do jornal eptv.com do dia 15/03/2009

terça-feira, 17 de março de 2009

GOVERNO PREPARA O "RONDA MUNICIPAL"

Tramita na Assembleia Legislativa um projeto polêmico enviado pelo governador Cid Gomes. Trata-se da criação do Programa Pró-Cidadania. O programa prevê a contratação temporária de agentes de cidadania para os pequenos municípios do Estado, com menos de 50 mil habitantes, mediante remuneração. Para cada agente de cidadania pago pelo município, o Estado se responsabilizará pelo pagamento de outro. Caberá ao Estado a responsabilidade de treinar e custear os uniformes, assim como todos os equipamentos necessários a execução das atividades. Cada município também será contemplado com uma viatura para atender a demandas dos agentes. Ou seja, o Governo vai, em parte, bancar as guardas municipais das pequenas cidades com a contratação, a formação e os equipamentos. O programa prevê a assinatura de convênio entre o Executivo estadual e os municípios para contratação de um agente de cidadania para cada 500 habitantes. Assim, uma cidade com dez mil habitantes teria 20 guardinhas. Dez deles bancados pelo Estado e dez pelo município. A julgar pelos números, o Ceará deverá dobrar a quantidade de pessoas diretamente envolvidas com a segurança pública.


OS GUARDINHAS CIVIS Notem que a idéia do Pró-Cidadania é atender as cidades que, tão cedo, não terão o Ronda do Quarteirão. Ou seja, ao invés de policiais militares, o programa pretende prover a necessidade de policiamento nas pequenas cidades com guardinhas civis, porém fardados e equipados. Não tenham dúvidas: o programa será de forte impacto nas pequenas cidades. Cidades com até 10 mil habitantes possuem, geralmente, apenas três policiais. Um número insuficiente para atender as necessidades. Nas próximas colunas, mais detalhes sobre o Pró-Cidadania.

DOBRADINHA

Na última sexta-feira, 27, se encontraram na Assembléia Legislativa, os ex-prefeitos de Camocim e ltatira, Sérgio Aguiar e Afonso Machado, O papo girava já em torno das eleições 2010. Sérgio foi aluno de Afonso na Faculdade de Administração. E quem sabe, poderão fazer dobradinha nas próximas eleições: Aguiar buscará sua reeleição pelo PSB e Machado pretende disputar vaga à Câmara Federal, provavelmente, pelo DEM, Partido ao qual pertence.

LICITAÇOES


Conversando com o Secretário Adahil Fontenele, ele nos dizia, que de ordem (determinação) do governador Cid Gomes (foto), “vamos intensificar durante o mês de Março/2009, a realização do maior número possível de licitações". Podemos citar que estão previstas para Março, dentre outras, as seguintes licitações: para construção de Conjuntos Habitacionais em Acaraú, Hidrolândia, Quixadá, Irauçuba, Barroquinha e Baturité. Para quarta-feira, 04, estão previstas as licitações para construção de Conjuntos Habitacionais em Barreira e Jucás; dia 05, para beneficiar Aquiraz e Morrinhos. É muita obra para melhorar a estrutura habitacional em nosso Estado. É Muito bom lembrar,que foi uma das reinvindicaçoes do ex. prefeito Jaime Veras qaundo esteve no ano passado em audiencia com o governador Cid Gomes.

TRANSPORTE ESCOLAR

Governador anuncia aumento de repasse para transporte escolar

O governador Cid Gomes anunciou, durante reunião com a direção da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), na última sexta-feira (13), o aumento no repasse de recursos para custear o transporte escolar nos municípios. O valor salta de R$ 25 milhões em 2008, para R$ 28 milhões este ano. Além disso, Cid Gomes se comprometeu a transferir integralmente, aos municípios, o valor repassado atualmente pelo Governo Federal. “Vou procurar melhorar o repasse de forma a deixar o transporte escolar menos oneroso para os municípios”, ressaltou. Se o valor repassado pelo Governo Federal for preservado - que fica em torno de R$ 11 milhões – e somado aos recursos repassados pelo Estado, os municípios receberão um aumento de aproximadamente 56%. A medida atende a uma das demandas apresentadas pelos 28 prefeitos presentes ao encontro, na tarde da última sexta-feira (13), no Palácio Iracema. Na oportunidade, Cid Gomes informou aos gestores municipais que o Estado, como forma de estimular a ampliação da oferta de transporte escolar no Interior, arcará com um ônibus escolar para cada um que o município adquirir através de uma linha de financiamento do BNDES, do programa do Governo Federal “Caminhos da Escola”. “Se o prefeito comprar três ônibus pelo Programa, o Estado dará mais três”, sintetizou. Além dos repasses para o transporte escolar, os prefeitos apresentaram demandas para as áreas da saúde e habitação. De acordo com o prefeito do município de Ipu, na região da Ibiapaba, Sávio Pontes, a idéia é de que os chefes municipais possam desenhar um plano de incentivo aos município na área da saúde. “Vamos fazer um levantamento e identificar de que forma o governo estadual pode nos ajudar, por exemplo, no custeio do Programa Saúde da Família”, exemplifica. Na área da habitação ficou deliberado que os municípios trabalharão para identificar as demandas de moradias populares e que farão um projeto de substituição de casas de taipa por casas de alvenaria. Além disso, os municípios que tem registros de doenças de chagas, reconhecidas pela secretaria da Saúde do Estado, irão se reunir com o governador e com representantes da Funasa para avaliar o ingresso desses municípios no programa de melhorias habitacionais “Doença de Chagas”. De posse dos dados que os municípios irão recolher, a direção da Aprece marcará um novo encontro com o governador Cid Gomes.

CUIDANDO DA REELEIÇAO


Quem abraça a vida pública e faz política partidária não pára nunca: estamos sempre atentos, antenados e trabalhando e, claro, já visando o sucesso eleitoral do próximo pleito”. Com todas as letras, sinceridade e sem maquiar a informação - foi o que disse em entrevista ao Política Especial, o jovem deputado Sérgio Aguiar, do PSB, que sucede na Assembléia quarenta anos de vida parlamentar do avô (Murilo e de seu para Francisco Aguiar, vinte cada um). No caso de Chico Aguiar, pai de Sérgio, foram cinco mandatos com muito êxito, sendo Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (por treze anos, Presidente da Assembléia e Governador do Estado. E Sérgio não quer fugir à têmpera do avô e do pai, por isso, ao contrário de alguns fariseus já admite com clareza: “sou candidato à reeleição e espero passar mais uma vez no teste das urnas”. Antes de chegar à "Casa do Povo", Sérgio foi vereador, Presidente da Câmara e Prefeito de Camocim (347 km da capital), em dois mandatos, 8 anos.


Trabalho compartilhado

“Sem querer plagiar meu primo, deputado Domingos Aguiar Filho, posso afirmar que o meu trabalho em favor de Camocim e dos vários municípios que represento sempre foi compartilhado com a minha família, contando com total apoio e desprendimento da minha esposa, dona Mônica, que mostrou sua liderança, recentemente, ao disputar a Prefeitura local e obter quase 16 mil votos”. O flagrante mostra o jovem casal, deputado Sérgio Aguiar, Presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da ALEC e dona Mônica, ela que não descarta voltar a disputar a prefeitura camocinense, claro, só em 2012.


Apoiamento em busca do 2º mandato

Para voltar ao Legislativo Estadual pela bancada do PSB e ou em coligação com outros partidos, Sérgio Aguiar tem uma confortável tradição política, bom desempenho junto aos Governos Estadual e Federal, em busca dos municípios que representa. Além de Camocim, principal reduto eleitoral, tem apoio de importantes redutos eleitorais que somam mais de uma dezena de cidades. Estão com Sérgio os prefeitos Zé Almir (Groaíras), Manoel Conrado (Uruoca) e existe a mais ampla expectativa de vir a ganhar o apoio doa prefeitos Sávio Pontes (Ipu) e Marcos Marques (Pires Ferreira). Em Ipu, o grupo político de Sérgio Aguiar, constituído dentre outras lideranças, dos ex-prefeitos Toinha Carlos, Zezé e Marcelo Carlos (que apoiou Sávio) e em Pires Ferreira, o vice-prefeito Lanussa Martins já pertence ao esquema político de Aguiar.


Todos os ex-prefeitos

É importante registrar, que no município de Barroquinha (380 Km da capital), Sérgio tem o apoio de todos os ex-prefeitos do município, no caso: Veraldina Veras, Jaime Veras (filho de Veraldina), Aline Veras (neta) e Francinet Gomes. Em Granja, assim como, em Camocim, Sérgio mede forças com o deputado Gony Arruda (PSDB). Ali, tem apoio de importantes lideranças, à frente o ex-prefeito Guilherme Gouveia (GUI) e em Chaval, conta com apoio de médico e ex-prefeito Francisco de Assis Brandão Meireles. Aliás, Sérgio admite que a justiça eleitoral poderá a qualquer momento materializar uma reviravolta em Chaval, que fatalmente traria de volta a prefeitura para o seu grupo político.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Governador anuncia aumento de repasse para transporte escolar
— registrado em:
O valor salta de R$ 25 milhões em 2008, para R$ 28 milhões este ano. Além disso, Cid Gomes se comprometeu a transferir integralmente, aos municípios, o valor repassado atualmente pelo Governo Federal.
O governador Cid Gomes anunciou, durante reunião com a direção da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) nesta sexta-feira (13/09), o aumento no repasse de recursos para custear o transporte escolar nos municípios. O valor salta de R$ 25 milhões em 2008, para R$ 28 milhões este ano. Além disso, Cid Gomes se comprometeu a transferir integralmente, aos municípios, o valor repassado atualmente pelo Governo Federal. “Vou procurar melhorar o repasse de forma a deixar o transporte escolar menos oneroso para os municípios”, ressaltou. Se o valor repassado pelo Governo Federal for preservado - que fica em torno de R$ 11 milhões – e somado aos recursos repassados pelo Estado, os municípios receberão um aumento de aproximadamente 56%.
A medida do governador atende a uma das demandas apresentadas pelos 28 prefeitos presentes ao encontro, nesta tarde, no Palácio Iracema. Na oportunidade, Cid Gomes informou aos gestores municipais que o Estado, como forma de estimular a ampliação da oferta de transporte escolar no Interior, arcará com um ônibus escolar para cada um que o município adquirir através de uma linha de financiamento do BNDES, do programa do Governo Federal “Caminhos da Escola”. “Se o prefeito comprar três ônibus pelo Programa, o Estado dará mais três”, sintetizou.
Além dos repasses para o transporte escolar, os prefeitos apresentaram demandas para as áreas da saúde e habitação. De acordo com o prefeito do município de Ipu, na região da Ibiapaba, Sávio Pontes, a idéia é de que os chefes municipais possam desenhar um plano de incentivo aos município na área da saúde. “Vamos fazer um levantamento e identificar de que forma o governo estadual pode nos ajudar, por exemplo, no custeio do Programa Saúde da Família”, exemplifica.
Na área da habitação ficou deliberado que os municípios trabalharão para identificar as demandas de moradias populares e que farão um projeto de substituição de casas de taipa por casas de alvenaria. Além disso, os municípios que tem registros de doenças de chagas, reconhecidas pela secretaria da Saúde do Estado, irão se reunir com o governador e com representantes da Funasa para avaliar o ingresso desses municípios no programa de melhorias habitacionais “Doença de Chagas”.
De posse dos dados que os municípios irão recolher, a direção da instituição marcará um novo encontro com o governador Cid Gomes.

História

Nossa história vem de longe. Começou em alto mar por volta do século XVII, quando uma tripulação de pescadores de uma outra região, que não se sabe bem ao certo onde se localiza, por função de uma forte ventania, acabaram perdendo a direção desejada. Ficando bastante amedrontados por verem somente água, e viram-se quase sem chances de sobrevivência. Resolveram então fazer uma promessa a Nossa Senhora dos Navegantes, que os guiassem até encontrarem terra firme e gente para indicar o caminho de casa. Sendo assim ergueriam uma capela em homenagem a santa, foi quando avistaram a barra dos remédios e logo em seguida terra firme. A partir da ir eles começaram uma longa e exaustiva caminhada, até encontrar uma pequena vila com seus humildes casebres cobertos por palhas de carnaúba, onde foram recebidos de maneira simples, mas com muito carinho por um senhor chamado Porfírio de Laborão, que de imediato tratou da hospitalidade dos mesmos antes que voltassem à terra natal.
Alguns dias se passaram e conforme prometido os pescadores retornaram com a imagem da protetora de todos e navegaram por mar a fora, e como forma de agradecimento pela sobrevivência eles ergueram a capela. Desde então virou tradição até hoje os festejo da padroeira.
Futuramente deu-se o nome de paço Imperial a esse lugarejo devido a passagem de uma comitiva do Imperador D. Pedro II que foi enviada para socorrer os flagelados da Seca. Passando por aqui eles construíram um poço profundo que então originou o nome Paço Imperial, que até então era um interior do município vizinho. Com o decorrer do tempo a pequena vila tornou-se distrito de Camocim e passou a ser chamada de Barroquinha. Conta os mais antigos moradores que esse nome se deu por existirem muitas barrocas em nossa região. O sonho de todos os moradores era que esse lugarejo passasse a ser cidade. Até que em 11 de maio de 1988 por força da Lei Estadual n° 11.432, Barroquinha foi emancipada e nas eleições do mesmo ano, foi eleita a primeira prefeita do município, a professora Veraldina Veras da Silva.
ELEIÇÕES 2010: ILÁRIO MARQUES DIZ QUE É CANDIDATO AO SENADO
O ex-prefeito de Quixadá Ilário Marques (PT) declarou que "o Partido dos Trabalhadores terá candidato ao Senado, independente do PMDB lançar a candidatura de Eunício Oliveira". Ilário disse que é candidato, mas indagado sobre a possível candidatura do Ministro da Previdência, José Pimentel, Ilário afirmou que o ministro lhe disse que não disputará o Senado